My name is Lester Burnham. This is my
neighborhood. This is my street. This...
is my life. I'm forty-two years old. In
less than a year, I'll be dead.
Um filme lindo. Um filme estilizado. Um filme emocionante. Um filme irônico. Um filme tocante. Um filme verdadeiro. Um filme engraçado. Um filme divertido . Um filme!
american beauty pode ser considerado(e é) como um dos melhores filmes americanos já feitos. Um clássico. Por quê?
Porquê não é só por ter "Americana' em seu título que contará as vidas de americanos xatos e bestas sem objetivos e bla,bla,bla.... Mas sim, porque nos remete ao sentido da vida, a nosso modo de agir e pensar e o que nós fazemos dia-a-dia...
SINOPSE
Lester Burnham é um homem normal que tem uma vida normal. Só que ele morre, como um homem normal. Nós saberemos como ele morre, pois como qualquer um, ele também não sabe como e também descobrirá conosco o que irá acontecer.
FELICIDADE
Look at me, jerking off in the shower.
(then)
This will be the high point of my day.
It's all downhill from here.
Será que vivemos felizes? Não é necessário felicidade para vivermos? Vivemos sobre mentiras o tempo todo que escondem a real infelicidade que sentimos?
Lester amnahece e a coisa mais feliz de todo o seu dia é se masturbar no banheiro, e isso é só de manhã. Como uma pessoa normal e insignificante ele vai trabalhar e depois volta pra casa pra jantar com a família e dormir em paz.
E essa pode ser tida como a definição do novo ser social. Do novo ser humano. Que tem como objetivo ter uma objeto falso que o chama de vida sem ter no mínimo a vontade de descobrir o que essa palavra realmente significa. Lester não é uma personagem extraordinário. Ele é cada um de nós que vivemos ou morremos a cada dia por falta de ênfase da verdadeira vida.
That's my wife Carolyn. See the way the
handle on those pruning shears matches
her gardening clogs? That's not an
accident.,
Os trechos do roteiro estão repletos de fontes irônicas importantes para as nossas vidas. A esposa de Lester, Carolyn é também uma mulher comum, que não tem poderes e nem faz coisas incríveis. Ou seja ela é mais um reflexo, junto com Lester de nós mesmos. Ela compra sandálias ou tesouras de jardinagem só para que combinem enquanto ela estiver no jardim de sua casa. Que importância isso tem pra minha vida ou a sua? O pior, é que como foi dito, é um reflexo. Nossas mulheres e amigos vivem pra ser consumistas e serem consumidos pelo imaginário visceral que permeia a inutilidade de suas vidas. Eles acham que vão morrer se um de seus carros baterem, ou se sua casa pegar fogo. Quando o mais importante é a sua vida, sua essência, sua capacidade de ser feliz e de fazer outras pessoas felizes. Qual a importância de uma casa se nós não temos como utilizá-la? Se não colocando vida lá dentro?
She wasn't always like this. She used to
be happy. We used to be happy.
Nesse momento Lester fala por todos nós, principalmente os casados. Mas não por preconceito que digo isso, mas sim, por sinceridade. Quando se casa, metade de sua vida será a vida de outra pessoa e a outra metade que sobrar não será de ninguém. Portanto se você não souber administrar aquilo tudo, ficará uma grande chatice e enjoado pra caramba. A mesma pessoa acordar do seu lado todo dia deve ser de mais, e ainda com filhos na mesma casa sem que isso exite você pra poder "dar umazinha" com sua mulher e vice versa, e por ai vai. Aguentar isso é só pra quem realmente am, e deve ser por isso que os americanos brincam de "casinha" toda hora e quando enjoam, pedem um divorcio e compram outra casinha.
Mas nesse trecho o que Lester quer dizer? Que eles vivem chorando pela casa e por isso não são mais felizes? Não. Ele uis dizer simplesmente que ele e sua mulher não são mais felizes. Que não sorriem juntos, que não se sentem bem juntos, e que vivem aquilo ali só pra fazer uma "propaganda' como ele mesmo cita em determinado momento. Mas porque eles não são felizes? Será que é porque enjoaram um do outro? Ou será que é porque um esqueceu de como era amar e preferiu se ter mais no trabalho do que na vida? Isso é uma leitura pessoal que tem que ser feita por cada um que ver o filme.
Uma das pessoas mais importantes do filme é a amiga da filha de Lester ,Angela Hayes. Que é uma das garotas mais populares da escola e que conta pra todos as suas experiências sexuais sem temor nem vergonha. A primeira vista ela parece ser a pessoa mais feliz do mundo, mas logo depois descobrimos que ela pode ser a mais triste. Porque se esconde em uma máscara que não é ela de verdade e sim mais garotas populares e descerebradas que vivem aparecendo por aí. Mas Por quê?
Você se acha uma pessoa feliz? Você não mente pra si mesmo o tempo todo em busca de mentiras sem sentido só por que se preocupa de mais com o mundo La fora? Você não faz nada pra mudar sua vida? Você sabe o que é vida?
EU MESMO
It's a great thing when you realize you
still have the ability to surprise
yourself. Makes you wonder what else you
can do that you've forgotten about.
Uma das melhores fazes do filme inteiro é talvez , quando Lester decide "re-acrodar" para a vida e voltar a ser ele mesmo, voltara ser Lester Burnham.
O trecho do roteiro retirado acima diz tudo sobre nossas vidas. Quando nos esquecemos das conseqüências das coisas e agimos por impulso fazendo coisas que realmente queremos, nos surpreendemos com nós mesmos
Lester resolve fazer isso. E faz todas as coisas de que tem vontade e de que acha serem coisas que o deixarão feliz. E para ter uma ótima vida, nós temos que ser felizes. Não importa se temos que jogar tudo pro alto( o que é tudo mesmo?) o que importa é que vivamos e que saibamos aproveitar cada segundo de felicidade sem sermos exagerados nem mórbidos. O importante é ser feliz, amar e ser amado, é fazer coisas que gostemos e realizar sonhos que sonhamos.
Você realizou algum sonho de sua vida? Você já fez algo de que realmente se sentisse bem?
MORTE
em sua perfeita narração em off, Lester nos entrega logo de cara de que vai morrer. Desde então nós quebramos a cabeça para descobrir o como e o porque. Kevin Spacey entrega aqui a sua melhor atuação e seu melhor personagem. Ele encarna Lester de uma forma tão única e perfeita que é impossível imaginar qualquer outro ator na pele dele. Desde a narração até seus momentos engraçados ele arrasa tudo. E até o Oscar se rendeu e lhe concedeu uma estatueta.
--------------- You want to see the most beautiful thing
I've ever filmed? ---------------
É preciso apenas de um saco e vento para nos comover com uma parábola no meio do filme que vai contra tudo e mantém a base mesmo assim. Só vendo
------------------------------------------------------------------
foi o filme que mais me emocionei e mais me identifiquei, se vocês ainda estiverem interessados leiam o próximo trecho, pois foi tudo que mais me emocionou junto com uma retrospectiva de todo o filme que aparece nesse final:
On VIDEO: We're watching the video Ricky showed Jane earlier,
of the empty white PLASTIC BAG being blown about. The wind
carries it in a circle around us, sometimes whipping it about
violently, or, without warning, sending it soaring skyward,
then letting it float gracefully down to the ground...
LESTER (V.O.)
I guess I could be pretty pissed off
about what happened to me... but it's
hard to stay mad, when there's so much
beauty in the world. Sometimes I feel
like I'm seeing it all at once, and it's
too much, my heart fills up like a
balloon that's about to burst...
EXT. - ROBIN HOOD TRAIL - DAY
We're FLYING once again over Robin Hood Trail, ASCENDING
SLOWLY.
LESTER (V.O.)
...and then I remember to relax, and stop
trying to hold on to it, and then it
flows through me like rain and I can't
feel anything but gratitude for every
single moment of my stupid little life...
(amused)
You have no idea what I'm talking about,
I'm sure. But don't worry...
FADE TO BLACK.
LESTER (V.O.) (CONT'D)
You will someday.
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário