Seja Livre
Animatrix foi uma reunião de nove curtas-metragens feitos para, de certa forma, interar o mundo de matrix. De certa forma, é o melhor complemento para a franquia. Que consegue ter mai sucesso até hoje nessa questão de "seu mundo" só com o primeiro filme.
Animatrix é perfeito em quase todos os aspectos que lhe diz respeito. Dos maravilhosos traços em 2D aos inovadores designers em 3D.
Cada animação tem um "porquê" de existir e cada uma tem uma função no mundo construído pelos irmãos Wachowski.
INTRODUÇÃO
O mundo de Matrix foi criado pelos irmãos Wachowski muito antes do primeiro filme ser lançado e muito antes do que muitos pensam. Foi um projeto elaborado com o decorrer dos anos e que teve que esperar alguns anos pra finalmente começar a ser gravado em meados de 1998, depois que os irmãos dirigiram seu primeiro filme e alguns produtores liberaram verba para o grandioso Matrix.
Digamos que o filme lançado em 1999 não tem uma história singular. Na verdade ele só por existir abre sozinho um leque tão grande de possíveis reflexões em cada pessoa que é difícil ao menos tentar definir alguma coisa nesse mundo complexo.
Mas uma base inicial e mais simples é a premissa de que me uma no próximo de 3000( ou não), o planeta terra está totalmente dominado por máquinas que se rebelaram contra seus criadores e criaram seu próprio mundo onde "cultivam" humanos para consumirem sua energia que é única e totalmente renovável. Só que algumas pessoas com habilidades mais desenvolvidas e com dons de questionar seu meio, maior do que a maioria conseguiram se destacar da multidão e se refugiar da "ficção" criada pelas máquinas. Quando os humanos estão "dormindo constantemente" eles ficam conectados a cabos que servem para os ligarem à um mundo "imaginado" pelas máquinas , e que também servem para dar energia para elas. Quando esses humanos que se questionam e acham que alguma coisa está errada ou falsa com seu mundo se perguntam realmente se o que vivem é real ou se é apenas uma "sonho eterno" alguns dos que já conseguiram se libertar os ajudam a encontrar a saída para a realidade, que como nunca é esperado, não é muito bonita ou relaxante.
O QUE TEM EM COMUM COM AGENTE ?
Tudo. A Matrix o nosso mundo. É onde vivemos agora. É o nosso hoje. E o nosso Amanhã.
Nós dormimos eternamente e vivemos um sonho interminável onde somos marionetes da nossa própria mentalidade. Nós temos regras e mais regras que nos impedem de viver realmente. Pois afinal, o que é a vida? Regras? Impedimentos? Brigas? Guerras? Dívidas? Broncas?
Ou a vida são aqueles momentos maravilhosos que passamos, por mais curtos que sejam, com a impressão de estarmos livres?
Algumas pessoas no decorrer da nossa própria história conseguiram ser livres por completo da Matrix, só que foram "contidos" e rejeitados pelo computador mãe, por serem um perigo para a sociedade. Nem preciso citar exemplos né?
AGENTE
Os computadores (ou o arquiteto) resolveram criar "agentes" que impedissem as pessoas de pensarem por si mesmas e que, portanto, controlassem o funcionamento interno da Matrix.
No nosso mundo podem ser vistos em toda parte. Na escola principalmente.
REVOLUÇÃO
Algumas pessoas conseguiram escapar da Matrix e aos poucos formaram um tipo de nação com sociedade formada e tudo o mais. Zion é a cidade onde os "refugiados" e pensadores se estabeleceram e começaram uma espécie de novo mundo ou mundo humano, ode até se multiplicaram e criaram trabalho. Algumas dessas pessoas são Líderes que tem naves onde navegam pela terra e tentam salvar mais pessoas do sono eterno.
SENTINELAS
Robôs com aparência assustadora, cujo maior objetivo é destruir as naves que são mandadas para "salvar" mais pessoas.
ANIMATRIX
Nove Curtas. Nove Curtas que conseguem definir e explicar (mas não entregar) o mundo e funcionamento da Matrix.
Final Flight of the Osiris (Vôo Final de Osíris)
A primeira animação das nove é a mais simples e com praticamente nenhuma discussão relevante sobre o real funcionamento da Matrix, mas dá uma relembrada nos tempos onde a Nabucodonosor fugia de sentinelas, e quão importante as pessoas são para que a ordem se mantenha, mesmo que seja no meio de uma revolução.
Começa com duas pessoas em um salão (com uma estranha semelhança com o que Neo luta com Morpheus pela primeira vez), um homem e uma mulher. Os dois empunham espadas. Começam uma luta onde o fim é a nudez total da pessoa, só que quando estão prestes a acabar a luta um alarme soa e eles percebem que a uma colméia inteira de sentinelas prontos pra atacar a qualquer momento. Então os tripulantes da Osiris percebem que tem uma missão muito importante, avisar Zion de que um ataque está muito próximo.
A corrida começa e uma tripulante que ama (aparentemente) o capitão da nave (e vice-versa) é conectada a matrix e tem que enviar pelo correio o aviso de perigo.
Ação vai e vem, o curta serve como uma boa abertura para o que tem que vir e não deixa que os espectadores desgrudam os olhos.
Dirigido por Andy Jones
E uma equipe famosíssima no ramo da computação gráfica. No currículo seu trabalho mais famoso é Final Fantasy.
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The Second Renaissance(O Segundo Renascer - Partes I & II)
Dividido em duas partes, o segundo renascer é uma das mais essenciais historias do mundo de matrix.
Porquê?
Traz a tona o "como" da origem da escuridão e praticamente tudo que está no presente em nosso planeta.
Num futuro próximo os humanos começaram a conviver com as máquinas diariamente como se fossem membros da sua espécie. Nesse tempo, as máquinas já estão em um número muito grande e já somam uma nação praticamente, só que submissas ao homem, é claro, seu criador.
De repente uma das máquinas se vira contra seu dono e diante de um conselho é levada a destruição pelo homem. Mas antes disso, ela afeta outras máquinas que também não vêem o porquê de continuar a baixar cabeça para seres que, a seu ver (e de certa forma lógica), são inferiores a eles.
Começa então uma revolução mecânica (que não deixa de ser industrial) pela "liberdade" das máquinas que se sentem oprimidas e sem direitos. O homem, como é sempre compreensivo, trava uma guerra ( que parece adorar pelo decorrer da história), e como já é experiente nesse ramo ganha a primeira batalha. Sendo assim expulsa todas as máquinas para um exílio longínquo onde, lá elas poderiam fazer o que bem entender, contanto que não interferissem no convívio humano.
Com o tempo as máquinas começam a possuir fábricas nesse exílio e fabricam seus próprios produtos que vendem para o mundo humano, que com o tempo, lucra mais que os produtos do homem, que perdem seu valor perto dos mais bem feitos produzidos pelas máquinas. E quando se trata de economia o homem só sabe fazer uma coisa: ser idiota.
E quase que sem pensar iniciam uma nova guerra, desta vez, pra destruir de vez todas as máquinas do planeta. Nesta guerra (pior que a primeira) muitos homens morrem e muitas máquinas são destruídas, até chegar a um ponto culminante onde o desespero e irracionalidade desenfreada tomou o homem a ponto de fazer ser aceito por seus líderes uma campanha de guerra onde o objetivo é cobrir o céu para que a fonte de energia principal das máquinas desaparecesse, o sol. Aviões e mais aviões sobrevoam o céu em um dia fatídico onde o céu é coberto por uma cortina negra eterna que nunca mais deixaria o planeta com o mesmo frescor de sempre. E mais uma vez o homem se satisfez.
Só que algumas máquinas sobreviveram e conseguiram dar uma virada vencendo assim o homem, e ainda, cultivando os seres humanos como fonte de energia, que por ser renovável e poderosa, era portanto, a melhor depois do sol.
E assim a Matrix foi criada por máquinas sobreviventes da hipocrisia do homem.
E tudo isso explica como o nosso mundo fica horrível e escuro no futuro. Onde naves como a Osiris navegam e fogem de mais máquinas.
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Kid's Story (Era Uma vez um Garoto)
Talvez o melhor de todos os curtas, resumi praticamente todo o pensamento dos irmãos Wachowski com muito estilo e conteúdo intermináveis.
Um garoto desolado com sua vida sonha intensamente que está caindo do alto de algum lugar, só que o sonho parece tão real que ele não sabe mais se está vivendo o real ou o irreal quando dorme.
Se questiona sobre o que acontece e pede ajuda pelo seu computador. Sem muitas esperanças, pois não sabe se alguém do "outro" lado o responderá de fato. De repente o respondem, e falam que "há um pouco de ficção na sua realidade e um pouco de realidade na sua ficção".
Esse é o pontapé inicial para que a animação de Shinichirô Watanabe comece uma "fuga" do mundo real ou que vivemos, para o verdadeiro "real".
O jovem, como qualquer um, ou como qualquer todos, acorda, toma café e vai pra escola em ima de seu skate, o guarda em seu armário, próximo a sua sala e se encaminha pra ela. No meio da aula seu celular toca. Seu professor, como tem que fazer seu papel casual, o adverte e o previne de não fazer de novo pois ele está indo muito mal em sua importantíssima matéria.
Ele desliga o telefone.
O telefone toca novamente. Como?
O professor se aproxima.
O garoto atende o telefone.
Uma voz conhecida o avisa de que "Estão chegando", e que saia de lá logo.
E agora? O que fazer? Fugir? Arriscar? Se preocupar com o que os outros pensam?
Os realizadores trazem para esse momento uma escolha moral que beira a ética, quando colocam um menino até certo ponto igual aos outros para escolher entre fugir da escola e desafiar seu professor, que ao seu ver uma figura de total poder ao invés de ficar e ser pensado igualmente como todos. Todos nós vivemos isto diariamente na escola. O cara que mata aula é sempre o errado. O cara que desafia o professor é sempre o corajoso. O cara que fica na sala é sempre o esperto. E que importância isso tem? Por que nós sempre temos pensamentos iguais? Porque esses pensamentos são importantes? São importantes? O que é a aula? O que é a escola? O que é matar aula? O que é fugir da escola? Por que é tão difícil de se decidir sobre tais coisas?
O garoto demora um pouco, aí lembra que a voz do outro lado da linha era de Neo e que ele queria ser resgatado por Neo que pelo computador o avisa de que, pra ele ser livre , tem que arriscar tudo.
Percebe.
O professor toma seu celular.
Só há uma saída.
Uma janela.
Ele corre.FREEEle foge.FREEEle está cercado. Agentes. Dos dois lados. Nas duas saídas.
Pega seu Skate.
Foge.FREEfoge. FREE Desvia. FREE Foge.FREE Pula.FREEDesvia.FREE Dribla.FREEFoge.
Entra no Banheiro feminino.
Tranca.
Há só uma saída.
Sobe por uma espécie de calha.
Está chegando no topo.
Agentes já estão lá.
Reflete.
"Neo eu acredito".
Pula.
Liberta-se. O sonho? Realidade?
Bam.
"Filho querido". Trecho de sua lápide. Somos tão importantes no mundo real que somos reduzidos a frases originais como esta.
Acorda.
"Neo ?".
“Eu sabia que você ia me libertar."
"Você libertou a si mesmo".
Como nos libertamos a nós mesmos? Por que ele se libertou? Liberdade?
Talvez a questão mais importante que devemos aprender, não só da animação, mas como de todo o mundo de Matrix, é que para sairmos da Matrix que vivemos, antes temos que esquecer tudo que nós aprendemos, sabemos, vivemos, passamos, sofremos... Para que possamos nos libertar. Sim, tanto eu como você podemos ser livres, se esquecermos tdo e começarmos um novo agora. Sairíamos da matrix fácil, fácil. Não precisamos entendê-la, apenas ter consciência sobre ela.
No final de tudo, quando estão no enterro do garoto, os queridos psicólogos unidos a Paes e mestres, que são as pessoas mais sábias do mundo resumem o problema do garoto como: "ele fugia da realidade."
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Program (Coração de Soldado)
No que parece ser a era feudal japonesa, uma mulher batalha com um exército de samurais. Vence todos em uma batalha sangrenta até que um conhecido seu aparece e começa uma luta sem motivo e descobrimos que não passa de um programa de treinamento do computador da nave que os dois fazem parte.
Aqui nessa animação, o diretor e escritor dela,Yoshiaki Kawajiri trazem a tona novamente a questão ética que foi retratada no primeiro filme com Cypher, mas aqui tem um tempo maior para ser trabalhada.
O homem que aparece faz a proposta para a mulher de fugirem juntos da realidade e voltarem a Matrix.
Se fosse você o que faria?
A realidade é feia. O planeta é escuro e agente tem que viver fugindo ou refugiados em Zion.
Sem uma boa comida pra saciar ou um parque de diversões.
Só que a mulher não abre mão da realidade, pois é dela que podemos concertar todas as ilusões criadas.
E com muita ação( característica clara da série), os dois travam uma batalha eletrizante que acaba com um final surpreendente e violento.
A questão de toda a luta é: Prefiro voltar a um mundo perfeito (que claramente não é) ou ficar livre em um mundo realmente real?
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World Record (O Recorde Mundial)
Provavelmente o segundo melhor curta dos nove(o primeiro é the boy).
Trata a Matrix de uma ótica totalmente diferente do que estamos acostumados, e nos mostra que podemos nos libertar a qualquer momento dos pensamentos "pré-pensados" e irmos rumo ao real.
Essa animação se passa no mundo dos esportes. Estranho né? O quê que esportes tem a ver com Matrix? Tudo. A matrix é tudo.
Um corredor está prestes a bater o seu próprio recorde mundial. Só que é praticamente impossível, na verdade é impossível. Só que quando nós esquecemos que há essa tal palavra "impossível", vemos que podemos conseguir qualquer coisa. Dan pensa assim. Ou na verdade não pensa assim. Ele só pensa em bater o recorde mundial e por isso, por uma série de Flashbacks percebemos que ele teve que ir contra quase tudo e todos para tentar completar sua meta.
Começa a corrida.FREEAcelera.FREECorre.
Se nós realmente quisermos podemos fugir dessa irrealidade a que somos feitos e obrigados a aceitar. Dan não quer saber se é impossível ou não quebrar o recorde, ele quer quebrar. Ele sabe que vai. Ele acredita que vai.
Corre.FREESuor escorre.FREECorre.FREEAcelera.FREEAcredita.
Dan se esforça mais e mais e o que parecia impossível logo se torna possível, mas tem suas desvantagens: seus músculos começam a exceder o que foram feitos pra fazer e começam a estourar.
Ele cai.FREEEle levanta.FREEEle corre.FREEEle está chegando à linha de chegada.
Quando Agentes param o tempo e como ordenado tem a obrigação de fazê-lo parar antes que ele ultrapasse os limites no normal e consiga ver o mundo real.
O tempo volta aos poucos ao normal.
Os agentes tentam.Não conseguem.
Ele vê.FREEAcorda.FREEViveFREE
Por alguns segundos. Até ser posto de volta, e acordar na Matrix.
Porque ele conseguiu?
FREE
Beyond (Além da Realidade)
Dirigido por Kôji Morimoto traz aqui uma falsa realidade que se transforma em real pelo modo que é contada.
Digamos que talvez todas as histórias e contos que ouvimos quando crianças fosse verdade? Para a Matrix, casas mal assombradas existem sim, só que como ela é um computador, ás vezes aparecem anomalias que são muito pequenas e por isso difíceis de serem notadas pelo próprio computador. Mas quando são notados imediatamente são reparadas por ele mesmo.
Aqui vemos uma gata perdida que acaba aparecendo em uma casa mal assombrada e levando sua dona preocupada a ir buscá-la nessa casa.
A casa é mágica e parece que as pessoas podem fazer de tudo por lá. Até quando a anomalia é encontrada pelo computador e te, que ser contida.
Não é o melhor dos curtas, mas é um dos mais espetaculares visualmente.
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A Detective Story (Uma História de Detetive)
Completa o trio dos melhores curtas sobre o universo de Matrix. Se the boy e Word Record tem temáticas diferentes este segue a mesma linha dessas temáticas e aborda a vida de um detetive.
Só o clima noir já faria valer o curta inteiro. Mas já não bastasse isso colocam uma ação de tirar o fôlego e um final extremamente de mais.
Aborda como as pessoas podem se libertar de maneira forçada. O detetive não tem uma espécie de furor pra questionamentos ao seu redor, mas após receber um caso novo ele percebe que pode ser livre também e luta pra que isso aconteça, mas infelizmente não é o que acontece.
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Matriculated (O Robô Sensível)
A menos excelentes das animações contidas no pacote animatrix, consegue ser breve e objetiva no que quer dizer.
Como no título nacional, ela aborda a jornada de um robô capturado por um grupo de humanos que passa por um processo de transição onde os humanos acreditam que possam trazer uma máquina para o seu lado ao invés de obrigá-las a ajudá-los.
É uma animação visualmente linda, que espanta em algumas cenas pela originalidade empregada nas imagens.
A maior questão aqui é: Máquinas podem ter consciência ou amar? E também: Por que será que aconteceu a guerra? As máquinas eram tão cruéis assim ou era o homem?
Somos inúteis até que ponto?
FREE
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