The Hurt Locker já desponta como um dos favoritos ao Oscar!
Existem muitos filmes de guerra que rodam pelo meio cinematográfico como produções em massa, mas normalmente sem um conteúdo adequado ou uma visão realística do que realmente significa a tensão gerada pela irracionalidade humana. Guerra ao Terror, ao contrário desses inúmeros filmes sem qualidade, consegue retratar (ou pelo menos aparentemente consegue, já que quase nenhum de nós sabe mesmo o que é vivenciá-la) a angústia da guerra. Com tons de documentário, demonstra o dia-a-dia de um grupo do esquadrão anti-bombas do exército americano. Uma visão inicialmente seca e crua de tal realidade, que no desenvolver do roteiro transforma-se numa viagem ao psíquico dos três integrantes da equipe.
Confesso, inclusive, que não sou fã de filmes de guerra, somado aos filmes de época. Mas essa obra é um tanto diferenciada dos demais trabalhos sobre o tema. É, sem dúvida, o filme definitivo sobre a guerra do Iraque. O destaque está, como em toda grande película, no roteiro (simples, mas preciso) e na direção, esta desenvolvida de maneira original por Kathryn Bigelow, que vem angariando quase todos os prêmios. Uma direção notoriamente brilhante. Uma daquelas escolas em que o (a) artista coloca todas as suas forças cena-a-cena, aparentemente sem preocupar-se com a próxima. Um estilo mais artístico, o que pode desagradar alguns, porém que me enche os olhos de prazer.
O elenco, composto em sua maior parte por desconhecidos do grande público, é excelente. Alguns já consagrados, como David Morse, Guy Pearce e Ralph Fiennes fazem pequenas pontas.
Resumindo, de maneira bastante singela, não ficaria nem um pouco surpresa e tão-pouco descontente se The Hurt Locker levantasse os canecos de melhor filme e principalmente melhor direção. Todavia, ainda acho (talvez precipitadamente, por não ter vistos os outros filmes) que esse é o ano de Quentin Tarantino e seu sublime Bastardos Inglórios, mesmo que não venha a ser premiado como tanto merece.
A guerra de uma maneira tensa e artística!
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