Ao longo de sua extensa carreira, Alfred Hitchcock realizou, na sua fase americana, várias obras-primas inquestionáveis, suas maiores são "Um Corpo que Cai", "Psicose, "Festim Diabólico, "Rebecca", "Os Pássaros", "Janela Indiscreta” e "Intriga Internacional". Entre elas, o diretor londrino também dirigiu obras menores, mas de uma qualidade brilhante, e "Pacto Sinistro", com o roteiro baseado na obra de Raymond Chandler, é um ótimo exemplo.
Dois estranhos se conhecem por acaso numa viagem de trem, os personagens: o belo e charmoso Guy Haines (Farley Granger), um jogador de tênis em ascensão, e Bruno Anthony (Robert Walker), um boa-vida cheio de idéias macabras. Quando se conhecem, Bruno (que sabe tudo sobre a vida de Guy através das colunas sociais) propõe ao jogador uma troca inusitada: ele, Bruno, mataria a mulher sem sal de Guy, Miriam, para que o tenista tivesse o caminho livre para então poder se casar com Anne Morton, a filha de um Senador, e em troca Guy mataria o pai do boa-vida, que segundo ele, é um estorvo por completo.
O começo do filme é genial, talvez um dos melhores inícios de um filme de Hitch. Logo na primeira cena vemos dois pares de sapatos, um preto e um branco, se aproximando e entrando no mesmo trem, assim que os pés de Bruno se 'esbarravam' nos de Guy, a câmera corta para o rosto dos dois homens, a feição mais rígida e um tanto cínica de Walker faz um ótimo contraste com a feição de galã bobalhão de Granger. Bruno logo começa uma conversa com Guy, tentando ser o mais íntimo possível, ele fala de sua vida profissional e pessoal, deixando Haines bastante desconfortável. Bruno também comenta um pouco sobre sua própria vida, destacando a sua amorosa relação com a mãe (nada inusitada em se tratando de um filme desse diretor) e o desprezo pelo pai. Por um azar do destino, a conversa acaba se prolongando na cabine de Bruno enquanto os dois almoçam, e é aí que o psicopata propõe a troca de 'favores'. Guy fica um pouco atordoado, mas leva a situação na brincadeira, tratando Bruno como se ele fosse apenas um brincalhão de mau gosto. No final do almoço, Guy esquece seu isqueiro que ganhou de Anne na cabine de Bruno, com esse esquecimento, Hitchcock nos mostra que o tenista já está envolvido na situação sinistra, ele querendo ou não. O isqueiro serve como uma ponte para os acontecimentos seguintes e também pode ser considerado como uma corda que já está amarrada em Granger.
Após essa seqüência genial e de uma precisão hitchcockiana, o diretor nos faz levar a torcer para que o assassinato da mulher de Guy realmente aconteça. Isso porque o casal tem um briga feia quando Miriam se nega a dar o divórcio e ainda o ameaça dizendo que irá levar a público que está grávida, sendo que o filho nem é de Guy, destruindo assim suas chances de se casar com a mulher que realmente ama e possivelmente a sua carreira. É nesse ponto que Hitchcock mostra todo o seu brilhantismo: o espectador sente tanto ódio pela mulher de óculos garrafais que a absurdidade da proposta de Bruno desaparece, tornando sua idéia mais real e até mesmo mais racional, claro, friamente falando, mas é exatamente esse sentimento que o diretor quer que sintamos, e ele consegue com proeza atingir esse objetivo. Uma das cenas mais geniais do filme acontece logo depois da discussão, Guy vai até um telefone público e com raiva, diz à Anne que a sua vontade é a de estrangular Miriam, no meio dessa fala um trem passa a todo vapor perto dele, o barulho do trem dá ao espectador a certeza de que ele, naquele momento, está considerando a proposta do assassino, uma proposta que já não é mais tão improvável.
Sem aviso prévio, Bruno segue Miriam enquanto ela se diverte com dois garotos (destacando mais ainda a sua promiscuidade) em um inocente parque de diversões. Miriam, ao notar os olhares de Bruno, já sente uma vontade irresistível de aproximar-se dele, talvez o querendo como mais de um de seus casos amorosos (assim o espectador sente ainda mais desprezo pela moça, o futuro assassinato vai sendo cada vez mais ‘justificado’). Então, na primeira oportunidade de Bruno, ele a estrangula com suas mãos fortes e bem cuidadas por sua querida mãe, uma cena de assassinato quase tão marcante quanto os gritos de Janet Leigh no chuveiro em "Psicose".
"Pacto Sinistro" possui alguns aspectos bastante peculiares das obras Alfred Hitchcock, como por exemplo, a relação quase que de cumplicidade entre mãe e filho, uma relação sempre de proteção materna, tornando o filho um eterno crianção; um assassinato realizado de uma forma memorável e a frieza já citada, levada ao patamar da praticidade. Essa 'frieza pragmática' tinha chegado ao limite em "Festim Diabólico", onde dois homens assassinam um amigo apenas por considerá-lo inferior em seu intelecto.
O segundo ato de "Pacto", porém, não faz jus ao brilhantismo do primeiro. Guy, já ciente do acontecimento, é obviamente o primeiro suspeito. Esse ato é basicamente Bruno assombrando o pobre tenista, quase caindo no lugar-comum do vilão atormentando o mocinho, mas o diretor não desperdiça o ato por completo. Essa perseguição de Bruno se torna singular porque Hitch a realiza dando toques únicos, como na cena em que Guy está jogando tênis e todos os espectadores estão virando a cabeça de um lado para o outro, de um modo automático, menos o psicopata, que mantém seu olhar firme em Haines. Entretanto, a cena da festa na casa do Senador arrasta o filme sem necessidade, Hitchcock não é nada sutil ao mostrar Bruno quase estrangulando uma senhora quando ele vê a irmã de Anne, Barbara, e se lembra de Miriam devido à aparência física, mas o ponto interessante é a própria Barbara, que passa de um personagem cômico a quase uma ameaça quando fica perto do criminoso e atiça seus piores instintos.
Já no terceiro ato Hitchock se redime e o faz ainda mais genial que o primeiro. Quando Anne descobre toda a verdade por trás do assassinato de Miriam e ainda descobre que Bruno vai colocar o isqueiro no lugar onde cometera o crime para incriminar Guy, ela e o esportista bolam um plano para tentar inocentá-lo, porém, para não levantar suspeitar, ele terá que participar de um jogo antes de seguir para o parque. É a partir desse jogo que Hitchcock vai criando uma tensão crescente, com uma brilhante edição, contrapondo com cortes inteligentes o jogo e a ida de Bruno ao parque (e um incidente de prender o fôlego que ocorre com o isqueiro). A tensão nunca se torna piegas ou forçada, ela nos deixa paralisados até o clímax no parque de diversões, e acredite: um carrossel nunca foi tão perigoso e assustador. É interessante notar como O Mestre do Suspense utiliza-se de elementos banais do cotidiano para transformá-lo em algo assustador, como um carrossel em “Pacto”, um banho em “Psicose”, aves em “Os Pássaros” , um telefone em "Disque M para Matar", e um avião em "Intriga internacional", não que esse meio de transporte não seja relativamente perigoso, porém Hitchcock o usa de uma maneira quase inimaginável, realizações de um verdadeiro gênio.
As atuações dos protagonistas são bastante seguras, Robert Walker consegue encarnar um assassino inteligente e persuasivo, e Farley Granger é competente ao fazer o típico bom moço vítima de uma emboscada, mas poderia ter se saído melhor, em muitas ocasiões seus trejeitos são quase inexpressíveis, tornando assim o vilão muito mais interessante. A obra também possui bons coadjuvantes, destaque para Patricia Hitchcock (filha do diretor, a cara do pai) que está engraçadíssima como Barbara, a irmã de Anne, suas falas são de um humor impecável e sempre no momento certo, dando um toque mais leve ao tom sombrio do filme, que lembra uma película noir devido aos seus tons escuros (com exceção aos jogos de tênis). A linda Ruth Roman (que não é uma loura gelada) também se sai bem como a amada de Guy, a certeza quanto à inocência de seu namorado é um fator positivo, pois do contrário o filme podia ter sido desnecessariamente prolongado.
"Pacto Sinistro" é, como eu disse, uma obra menor do diretor, mas ainda consegue um lugar ao sol entre as suas melhores realizações, um filme quase perfeitamente preciso, frio e com uma premissa interessantíssima. Recomendado para fãs de Hitchcok e de um ótimo suspense.
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