Mesmo repleto de todos os cliches que fizeram filmes como o "Sexto sentido" e "Os outros" serem grandes sucessos, "O orfanato" mostra que ainda consegue colocar algo de inovador na tela.
Laura volta para o orfanato onde foi criada anos depois, para poder reforma-lo e o tornar um lugar onde poderá criar criançar com deficiencias. Mas o seu plano logo é interrompido quando seu filho foge influenciado por criaturas as quais a propria Laura terá de descobrir.
Aqui não ha sangue e tripas voando para todos os lados, algo que irá decepcionar a muitos. O diretor prefere usar todos os metodos existentes para criar uma certa tensão no espectador, deixando-o com aquele famoso "friozinho" na barriga. Alem disso o longa caminha devagar ate o climax, quando dá uma grande reviravolta, algo que pode entediar aos que não tem muita paciencia.
A trilha sonora ajuda nos momentos de tensão, parece que ja avisando o que podera vir. O roteiro parece bem criado e mesmo que se assemelhe a outros classicos do suspense, consegue se destacar seja pela forma como a estoria se desenrola ou seja como o diretor opina por criar cenas de gelar a espinha (Leia-se: a brincadeira "Um, dois, tres, bate na parede").
O que se mostra mais interessante é a forma como o roteirista usou as crianças, simbolos de ingenuidade, para trazer suspense e tensão ao espectador, e ele consegue isso de forma maestra, não colocando-as como monstros, mas sim como simplesmente crianças. Ja as atuaçoes são fantasticas, dando destaque principal para a protagonista Bellen Rueda, e o seu esposo no filme, Fernando Cayo, que apesar de não ter muitos takes, contracena de forma maravilhosa. Alem disso aqui todos se empenharam para que o filme desse certo, desde os atores levando de forma seria seus personagens, passando pelo diretor e todos os envolvidos na parte tecnica, ou seja, força conjunta para que o trabalho fluisse, algo que falta e muito nas produções tupiniquins!
Talvez o filme não tenha sido muito comentado haja visto que quando se pôs o nome de Guilhermo Del Toro como estrategia de Marketing, todos esperavam algo similar ao badalado, na epoca, "O labirinto do Fauno", erro que talvez tenha afastado algumas pessoas.
Um bom filme, que mesmo com todos os cliches, foge ao normal e a mesmice das produções Hollywoodianas!
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário