O Mérito de Uma Obra Polêmica
Em tempos efervescentes de Política,o mundo sempre polemiza sobre questões mais fortes,como guerras,invasões,doenças e outras questões de igual abrangência.
Sobre este filme,ele aborda dois jornalistas que querem revelar os podres do escândalo Watergate,mostrando detalhadamente cada deslanche do fato,denunciando um a um dos integrantes do escândalo e revelando assim,uma enorme rede conspiracionista para proteger Nixon e seus aliados mais fortes.
Pakula lança-se de um forte roteiro para explorar um fato que fez enorme estardalhaço nos Estados Unidos no início dos anos 70,em que a população sofreu um forte choque de consciência com a corrupção que predominou em um governo que dizia defender os interesses dos estado-unidenses.
O elenco,liderado por Redford,Hoffman,Robards e Warden,forma uma base que solidifica a essência-base do filme,ou seja,o roteiro,permitindo ao espectador,ter pleno entendimento da trama sem maiores percalços.
A direção de Alan J. Pakula mostra-se sólida,técnica e brilhante,desenhando um importante arco de tempo que permite aos seus comandados,terem plena liberdade de ação no filme.
Resumindo em miúdos,o filme tem suas qualidades e sim,vem a ser uma importante obra-prima sobre o jornalismo investigativo,em que usam-se da liberdade intelectual para alçarem voos ambiciosos,capazes de deixar a obra excelente e de grande profundidade.
Uma obra tensa,extremamente inteligente e de extraordinária qualidade visual e intelectual.
Grande filme,tem excelente qualidade,uma obra-prima de Pakula.