A Crítica a Um Sistema
Chaplin,gênio como é e sempre será,concebeu com este filme,uma linda e crítica obra-prima sobre o universo capitalista e sua perversidade monstruosa e insana,com lindos aspectos de humor.
Nesta obra,como já citado acima,ele executa uma crítica mordaz ao Capitalismo,mostrando um funcionário que trabalha duramente para concluir seu ofício e é pouco recompensado por seus serviços,sendo tratado como mão-de-obra barata e com desleixo de seus chefes tirânicos.
Ao criticar o sistema,Chaplin usa-se do humor inteligente e crítico para lançar base para uma crítica que chegou aos nossos tempos modernos (hoje) com forte riqueza de detalhes,fortalecendo uma visão mais à Esquerda no pólo artístico mundial,sendo que este filme é usado até hoje para palestras e debates sobre o Capitalismo e suas cruéis e insanas nuances.
O grande mérito desta obra é inovar o cinema com uma linha de pensamento mais rebelde em relação ao que era seguido mundialmente,em que vangloriava-se o sistema,elogiando-o profundamente e desleixando-se para opiniões contrárias,sendo que o genial artista inglês lançou mão de sua visão artística sobre um sistema que não importa-se com as pessoas,apenas com o dinheiro e o poder material.
No ano que virá (2016),esta obra completará 80 anos de seu lançamento e ainda sim,prossegue como um marco artístico inquestionável e uma profunda e hilária análise sobre Política e Economia,com a elegância e a genialidade de um mestre como Charlie Chaplin.
Concluindo minha crítica sobre esta relíquia raríssima da sétima arte mundial,acredito que esta obra adentrou a História por sua vasta genialidade e por sua natural habilidade em criticar o sistema sem em nenhum momento parecer séria ou sem graça,tornando-a um ato de liberdade intelectual pura e irrestrita.
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário