Quando filmes de baixo orçamento são lançados, normalmente são deixados de lado pelo público, acostumado a ir assistir no cinema aos grandes filmes “arrasta-quarteirão”. Mas quando esses mesmos filmes apresentam uma imaginação e uma premissa surpreendentes, o público e a crítica começam a olhar com melhores olhos. E vão ao cinema assistir. E gostam! Foi isso o que aconteceu com Jogos Mortais (Saw, 2004).
Quem vê o trailler de Jogos Mortais já tem uma idéia do que está por vir: um assassino surpreendente, que aparente ser incapturável, faz sua matança incontrolável e derrama litros de sangue no filme inteiro. E é pego no final. Isso acontece em Jogos Mortais? Em parte. Inclusive, é a imprevisibilidade a principal marca deste filme dos amigos e estudantes de cinema James Wan e Leigh Whannel. Imprevisibilidade que é ajudada, e muito, pela fotografia perfeita, pela excelente trilha sonora (quem não se arrepia com a música do final?) e pelas atuações convincentes do próprio Leigh e de Danny Glover.
Adam (Leigh) e Lawrence Gordon (Cary Elwes, apático) acordam acorrentados em um banheiro sujo e abandonado, sem saber onde estão. Só o que eles têm de informação é uma fita deixada para cada um em seus bolsos, que descreve seus jogos.
Enquanto se passam os acontecimentos no banheiro, assustadores e doentios jogos parelelos são realizados, mas apenas uma mulher consegue sobreviver. E a polícia, representada principalmente pelo competente detetive Tapp (Danny Glover), dispõe todos os seus esforços para deter o assassino Jigsaw (Quebra-cabeça).
A premissa de Jigsaw para cometer seus atos: quem não aprecia a vida não merece viver. Suas vítimas são sempre pessoas cujas vidas foram marcadas por situações ruins, como Amanda (Shawnee Smith), a única sobrevivente, uma drogada presa uma vez por posse de drogas. Seus fins são, sim, interessantes, mas nem sempre os fins justificam os meios.
Com várias reviravoltas e surpresas, Jogos Mortais deixa o espectador com os olhos presos na tela até chegar a seu inacreditável final, sem dúvida um dos melhores dos últimos tempos. Se você procura um filme de terror para se deliciar na mente de um assassino genial, para ver sangue, ou só para se divertir da sua forma, não deixe de assistir a Jogos Mortais!
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário