‘’Não crie caso, Pablo, continue a gravar’’
Em meio a uma geração de filmes de terror que se sustentam através de efeitos especiais milionários e sustos baseados em uma sonoplastia exagerada e de muito mal gosto, temos nesse ‘’REC’’ uma surpresa. Com uma direção competente e um roteiro que prende o espectador, essa obra aqui garante bons sustos e um terror psicológico raro de se ver nos filmes do gênero, atualmente.
Em ‘’REC’’ temos um filme que segue o estilo de ‘’Bruxa de Blair’’ no estilo pseudo-documentário, com personagens plausíveis e uma história elaborada de uma forma que pareça tangível ao plano da realidade de quem assiste. A filmagem é feita toda com câmera de mão, e com uma direção sábia aliada a um roteiro bem escrito funciona muito bem para criar o terror psicológico que acompanha o filme.
A repórter Angela (Manuela Velasco) acompanhada por Pablo, seu câmera-man, vão cobrir a rotina de uma dupla de bombeiros para o programa ‘’Enquanto Você Dorme’’. Os bombeiros recebem uma chamada de emergência de um prédio onde uma idosa gritava histericamente. Angela e Pablo os acompanham e a partir daí temos uma sequência de fatos que desenrolam toda a trama do filme.
Os cortes abruptos e a câmera em constante movimentação passam ansiedade ao espectador, que começa a se prender ao filme a medida que o longa passa. Os sustos estão nos lugares certos Têm-se ainda a parte do som, que está impecável e, junto com a direção provavelmente são os fatores positivos de maior destaque no filme.
As atuações são uma bela surpresa e todos os atores estão trabalhando coerentemente e com fluidez. Um filme desse estilo, que precisa mostrar um certo contato com o plano real para funcionar, necessita de atores competentes para não se tornarem caricatos ou sérios demais. Todos, sem exceção conseguem criar essa atmosfera de pseudo-reailidade, o que é fundamental para o tipo de terror que o filme propõe.
Algo que deve ser destacado também é o visível baixo orçamento do filme. Com pouco investimento, a obra foi filmada em instalações verdadeiras e não em cenários e sets de filmagens. Sem falar da jogada de marketing bem sucedida, feita através de um trailer que mostrava a reação do público ao assistir o filme, justamente para despertar a curiosidade e chamar a atenção.
Obviamente o filme não é perfeito, contando com algumas falhas e questões mal exploradas, como a história da menina portuguesa possuída e a famosa pergunta: porque alguém continuaria filmando visto os acontecimentos bizarros e perigosos, ou mesmo o fato de a bateria da câmera ser inesgotável. Mas quem liga pra isso, quando se está preso em uma trama assustadora como a de ‘’REC’’?
‘’REC’’ foi uma doce surpresa, em meio a tantos filmes terríveis (no mal sentido, óbvio) do gênero terror. Coerente até o fim com a sua proposta, consegue prender o espectador em sua história que tange a realidade e com seus personagens plausíveis. Somos conduzidos em um clima de tensão até o final do filme, através de um roteiro simples mas bem trabalhado.
http://cinemaboteco.blogspot.com
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário