Após assistir ao filme 'Pânico em alto mar' não paro de pensar na relação dos traumas infantis e como eles podem nos afetar na fase adulta. O filme todo gira em torno de uma premissa simples: os amigos imprudentes precisam retornar ao 'iate legal' antes que morram afogados ou de outra coisa, mas esse retorno é dificultado pelo fato de não terem acionado anteriormente a escada de retorno. Apesar dessa premissa simples, o filme todo dá ênfase aos comportamentos dos personagens diante da situação extremamente estressante e, mais especificamente, aos traumas/frustrações internas de cada um (sobretudo da personagem Amy), isso tudo faz com que o desenvolvimento da narrativa flua intensamente, como um bom filme do gênero de suspense psicológico.
O ponto que mais chama a atenção é o final ambíguo, pois fica sugerido que Amy e seus amigos morreram todos em alto mar e somente a bebê sobrevive. Entretanto, é possível que Amy e seu antigo namorado tenham sobrevivido. O fato é que, levando em consideração a temática do trauma, somos levamos a crer que Amy superou o seu trauma de infância (quando presenciou a morte de seu pai enquanto tentava frustrantemente salvá-lo do afogamento), pois conseguiu dessa vez resgatar o amigo (ou corpo do amigo) do mar, impedindo que ele afundasse (tal como ocorreu com seu pai). Mesmo com um final positivo em relação à própria superação, penso que Amy e seus amigos morreram todos. E o fato de ela (Amy) ter sido jogada em alto mar contra sua vontade, numa tentativa ingênua de seu ex de fazê-la superar seu trauma 'na marra' só colabora ainda mais para essa visão de final trágico pra todos.
Afinal, a psicología nos ensina que os traumas devem ser enfrentados e superados, porém no seu tempo e com situação favorável, no caso de Amy houve apenas mais pressão e intensificação do trauma (que se associou a novas perdas do presente). Tudo isso converge pra um desfecho no qual Amy enfrenta seu trauma (e, por isso, ela aparece no final do filme em uma cena muito iluminada diante de um corpo), porém não estando preparada adequadamente para aquela situação, acaba morrendo durante esse processo de catarse.
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário