Ada é uma moça simples e apaixonada que está prestes a se casar com seu amor Francesco. Ambos terão um bebê. Entretanto, complicações durante a gravidez fazem com que a moça perca a criança antes do parto, tudo isso provoca uma intensa angústia na moça, angústia tanta que sua consciência e controle de sua própria capacidade física e mental são afetadas. Como numa espécie de histeria, Ada acaba apresentando sintomas dissociativos e desenvolve uma nova identidade muito agressiva e impulsiva, como se estivesse possuída por algo maligno e sobrenatural. Essa é a premissa menor que serve de base para o desenvolvimento da premissa maior do filme O fascínio, 2020. O filme italiano acompanha a história de Francesco (já adulto) e Emma (que tem uma garotinha do primeiro casamento), ambos viajam para o sul da Itália para que Emma conheça a mãe do rapaz, visto que estão noivos. Entretanto, assim que ambos chegam à cidade já somos apresentados a características confusas e um tanto "estranhas" que envolvem algo sombrio, religioso e antigo. Toda a aura misteriosa é bem desenvolvida ao longo do filme, o que nos deixa sempre apreensivos, como em Sacrifício, 2016, ou A vila, 2004. A certa altura o filme revela sua faceta sobrenatural, contudo, sua pretensão nos leva a uma típica história da luta do bem contra o mal, tal como em A possessão, 2012, entretanto, o vilão não necessariamente é a "moça possuída", mas sim um dos personagens centrais: Francesco. Nesse ponto o filme revela uma de suas temáticas sociais, assim é possível uma leitura para além do escopo paranormal.
Em O fascínio, tradução para o português, o foco está na ligação/amarração (il legame) entre a mãe e sua filha, no caso entre as mães e seus filhos, pois Emma luta para salvar sua filha (Sofia) da mesma forma que Ada luta para recuperar a oportunidade de ser mãe (às custas de roubar a filha de outra), e da mesma forma que a mãe de Francesco luta para protegê-lo.
É um bom filme para assistir com a família numa sexta-feira à noite, mas lembre-se: os crimes do passado sempre voltam, para o bem ou pelo mal.
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