Saltar para o conteúdo

Críticas

Cineplayers

Uma divertida sátira aos meios de gravação de um filme, que deve ser visto principalmente por estudantes da área.

7,0

Em meio à tantas idéias clichês que rolam em Hollywood nos últimos anos surge Vivendo no Abandono, que foge um pouco dessa crise do principal meio cinematográfico mundial. Contando a história de um grupo de filmagem ‘tentando’ rodar seu filme, quando uma série de problemas parecem não querer que isso aconteça, o filme consegue ser agradável e intuitivo ao mesmo tempo.

Uma sátira muito inteligente do que ocorre em estúdios de verdade, onde muitas vezes diretores precisam mudar, de última hora, detalhes de suas cenas. Mostra problemas com foco, com microfones em cena, com falta de paciência de atores, como é importante o trabalho em equipe e muito mais. Para quem curte e pretende estudar cinema é indispensável, para já entender o que rola por trás das lentes.

Está tudo lá: o diretor, o diretor de fotografia, a produtora, os atores, os equipamentos, o roteiro, tudo. Se quiser ver, de modo prático, como tudo funciona, esse filme é o exemplo perfeito. Inclusive um protótipo, provavelmente uma bem estruturada crítica, dos atores hollywoodianos, apresentando-os como se fossem babacas e metidos a sabichões.

Uma coisa legal é que, durante todo o tempo que está rodando, o filme apresenta o cinema como se fosse um sonho que podemos dar asas, chega a ser estimulante. Quem tem seus projetos, seus sonhos, ficará de olhos cheios, com certeza, além de rir um bocado.

A fotografia e a direção de arte se destacam, mas não mais que os atores. Esses interpretam cenas normais, mas quando estão interpretando uma gravação é que vemos o brilho que o diretor conseguiu extrair de seus atores. Interpretar uma interpretação é algo realmente complicado, mas eles tiraram de letra, o filme flui muito bem por causa disso, além do roteiro leve e descontraído. Algumas cenas rodam em preto e branco e outras em cor, para diferenciar o que está sendo “filme” e o que está sendo estúdios.

Um filme perfeito para quem estuda cinema ou tem curiosidade para saber como tudo funciona por trás daquele filme que tanto gosta. Esquecendo essa área específica, vale para todos os que querem algo simples e direto: diversão. Vivendo no Abandono cai mais para a comédia, mas quem quiser ter uma experiência mais séria sobre o assunto é só tentar A Noite Americana, que é muito mais sensível que esse.

Comentários (0)

Faça login para comentar.