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Críticas

Cineplayers

Impecável do início ao fim. Brilhante, alegre e comovente. Uma lição de amor ao próximo e de aceitação das diferenças.

10,0

É raro uma obra cinematográfica conseguir juntar sentimentos conflituosos com competência incontestável, abordar temas tristes sem jamais parecer tomar partido real e, acima de tudo, mostrar alegria e tristeza, beleza e pobreza mescladas, sem nunca perder de vista a essência de que vale mais um sorriso doído, do que uma lágrima indesejada.

Um filme que enxerga a beleza no nada, vê a esperança na decadência humana, mostra personagens com valores rígidos, mas que aprendem a revê-los, a contestar a tradição em nome da felicidade, a buscar a essência dos seres humanos e descobrir pessoas capazes de completar umas às outras em meio a um mundo constantemente colocado em conflitos, sejam armados, de ideias, ou de espírito, em prol de um bem maior: a harmonia dos iguais. Com uma simplicidade ímpar, com o toque perfeito de humor e com uma vibração contagiante, Um Violinista no Telhado passa mensagens sérias, contundentes, sem nunca perder a beleza de sua narrativa e de suas falas. A conclusão chega cedo: uma obra-prima.

Os minutos iniciais já são impecáveis. A apresentação temática e da humilde comunidade judaica, com suas tradições e costumes, é construída de maneira brilhante. São 10 minutos em que o roteiro nos familiariza com os personagens que conheceremos, mostra o humor único de um pai de família humilde, expõe características culturais do povo retratado e contextualiza historicamente o espectador. Minutos incontestáveis. A primeira mensagem universal trazida pelo longa é a dos valores. Não só no que diz respeito à tradição cultural e da época, mas sim aos valores dos seres humanos, das pessoas que em meio a tanta pobreza conseguem transbordar felicidade. E são executadas, já na hora inicial deste filme de 180 minutos de duração, as belíssimas e inesquecíveis canções “Matchmaker”, na qual as três filhas mais velhas de Tevye (Topol) sonham com os homens de suas vidas, e “If I Were A Rich Man”, quando o próprio chefe da família devaneia em pensamentos de como seria sua vida caso fosse mais afortunado.

Aos poucos, toda a tradição familiar e da cultura judaica começam a sofrer pequenos ajustes com a chegada de novas formas de pensamentos e de novas pessoas ao vilarejo. O conservadorismo dos tradicionais é aos poucos revista pelas ideias dos direitos femininos, inclusive da educação das mulheres e da livre iniciativa para escolha do marido. Justamente, os confrontos entre Tevye e as opções de suas filhas geram alguns dos momentos mais sutilmente engraçados de Um Violinista no Telhado. E seguindo textualmente um pouco da ordem cronológica do filme, quando Tevye sela o casamento de sua primogênita, o diretor Norman Jewison brinda o público com a belíssima coreografia da cena do bar.

Mas, nem tudo pode ser comemoração na vida de alguém tão humilde como Tevye. E os momentos felizes são logo interrompidos por notícias ou acontecimentos tristes. Ao mesmo tempo, são esses fatos que levam o homem a fazer seus desabafos particulares com Deus, momentos também abordados com um incrível senso de humor. “Eu sei que somos o povo escolhido, mas de vez em quando você não poderia escolher algum outro?”, murmura Tevye com os céus. E quando tudo parece estar perdido, seus olhos procuram o azul celeste da mesma maneira como sempre, porém sua boca não é capaz de pronunciar palavra alguma. Em uma cena em que todas as falas seriam desnecessárias, bastou o olhar de um homem decepcionado com suas próprias crenças para que tudo fosse dito. 

E, aos poucos, Um Violinista no Telhado segue o curso natural da história de seu tempo: a Segunda Guerra Mundial e seus desdobramentos em solo russo. Porém, a ótica de Jewison sobre o tema diferencia seu filme de muitos outros sobre o sofrimento do povo judeu. Não é explorar os terríveis fatos que interessa ao diretor e ao roteirista Joseph Stein, que adaptou a trama do livro escrito por Sholom Aleichem, mas, sim, mostrar o cotidiano alegre de uma comunidade judaica que não tinha motivo para ver mais desgraça na vida. O filme é cuidadoso quanto a isso, e reserva-se ao direito de mostrar apenas o necessário para o perfeito entendimento dos fatos. O foco principal é o cotidiano da família comandada por Tevye, pois é ela que trará, de diversas formas, a mensagem de amor e aceitação contida no texto original.

Topol presenteia a todos como uma atuação brilhante, convincente. É extremamente fácil e rápido para que o espectador se apaixone e se identifique com ele, por mais que o personagem não tenha nada a ver com que o assiste. Impossível não compartilhar de suas dores, angústias, dúvidas e de sua bondade. Um Violinista no Telhado recebeu merecidas oito indicações ao Oscar de 1972 (ano de Operação França e Laranja Mecânica). Saiu vitorioso em algumas categorias técnicas como fotografia e trilha sonora. Indubitavelmente, uma obra reconhecida à sua época, mas que o tempo tratou de consagrar.

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