Mais carrões e pouco cérebro nessa desnecessária continuação.

4,5

Por mais incrível que possa parecer, + Velozes + Furiosos é um filme que começa bem. Sim... Mas nem "tão" bem assim. Na verdade estou me referindo a apresentação do filme. Os créditos iniciais, a abertura. A brincadeira feita com o logo da empresa que produziu o filme ficou bacana e bem bolada. Depois disso o filme se perde. Contudo, se você realmente é um fã do primeiro 'Velozes e Furiosos', é justamente aí que ele começa a ficar bom mesmo.

'2 Fast 2 Furious' é dirigido por John Singletown, que, necessário dizer, não foi o diretor da película original. John dirigiu uma pouca meia dúzia de filmes durante sua carreira de diretor. Entre eles, o mais famoso, depois deste aqui comentado, talvez seja o filme estrelado por 'Samuel L. Jackson', 'Shaft' em 2000.

Paul Walker (do bom 'Pleasantville - A Vida em Preto e Branco', da fraca comédia romântica 'She's All That' e do original 'Velozes e Furiosos') retorna ao seu papel do policial reformado Brian O'Conner, que dessa vez se alia a um antigo amigo, Roman Pearce (interpretado por 'Tyresse') para que ambos possam se infiltrar no sub-mundo de Carter Verone, um famoso contrabandista local. E para isso contarão com a ajuda da já infiltrada agente Mônica Clemente, que supostamente leva um relacionamento falso com Verone. Os três fazem parte de um plano e trabalham em conjunto para que Verone possa, enfim, ser preso.

O filme começa como poderíamos imaginar: com um pega para lá de "empolgante". Se carros fazem o seu estilo, é claro. Aliás, tudo no filme é proposital para que um "pega" aconteça nas ruas da cidade, desde apostas rotineiras até testes para se conseguir um emprego.

Michael Brandt e Derek Haas, grave bem estes nomes, está aí a causa da decepção (de certa forma já esperada) causada por + Velozes + Furiosos. Estes foram os dois encarregados de cuidarem do roteiro do filme que, economizando palavras, é patético. Não poderia deixar, de forma alguma, de comentar da cena que antecede o pega inicial. É incrivelmente estúpida. Chega a ser cômica. Durante este pega, quatro são os corredores. Um deles, em uma tomada, aparece com sua companheira onde a mesma proclama: "Amorzinho... Nós precisamos ganhar essa corrida, do contrário não iremos pagar o aluguel. Precisamos desse dinheiro!". Até aí tudo ok, se bem que fica difícil acreditar que um sujeito com um carro daqueles possa estar em uma situação "difícil.

Porém, na tomada seguinte, o personagem de Paul Walker pede para que todos os participantes aumentem o valor de suas apostas em 35 mil dólares cada. Todos eles tiram o valor em dinheiro vivo do bolso (como se estivessem tirando uma nota de R$ 50,00), incluindo o sujeito que, na tomada passada, discutia com sua mulher sua difícil situação financeira. Na hora tive vontade de levantar e pedir para que voltassem o filme só para que pudesse conferir se o que tinha visto na tomada anterior havia sido verdade mesmo. Infelizmente era. Risível.

Mas o filme tem lá seus dois pontos altos que são, senão outros, os carros mais cobiçados do mundo e uma seqüência de ação muito boa, que seria a cena onde abrem-se as portas das garagens e muitos, mas muitos carros mesmos, saem ao mesmo tempo para que a polícia local seja despistada. Bem feita.

Entretanto, o filme resume-se a isso: carros, mulheres siliconadas (claro, não poderia faltar) e muita falta de originalidade. Se você é um amante de jogos como 'Gran Turismo 3: A-Spec' ou 'GTA: Vice City', este filme é para você. E por falar em 'Vice City', + Velozes + Furiosos se passa em Miami e traz bem o clima do jogo.

Resumindo, + Velozes + Furiosos é um filme que não merece, definitivamente, o sucesso que tanto teve. Mas, infelizmente, é um filme que vende bem e traz grandes fatias de lucros. Portanto, não se sintam surpresos com o anúncio de Velozes e Furiosos 3.