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Críticas

Cineplayers

Amor infernal.

2,5

Está certo que O Último Exorcismo (The Last Exorcism, 2010) não desfrutava de uma das tramas mais originais. Sua diferenciação consistia na narrativa documental, febre que vem invadindo filmes do gênero terror nos últimos anos. O sucesso foi instantâneo, mais pela oportunidade do susto facultado do que pela trama desenvolvida que era um captador de todos os clichês do gênero. Tudo bem, funcionou. O público gostou. O prestígio foi tanto que pensaram numa continuação. Tem tanta gente fazendo por aí, por quê não fazer também? Assim, agora estreou O Último Exorcismo - Parte 2 (The Last Exorcism II, 2013), sequência dos eventos anteriores contando sobre o futuro da menina Nell. A coisa toda mudou, quer dizer, descambou-se num usual longa de horror sem as aspirações do primeiro. Ed Gass-Donnelly, o diretor que substitui Daniel Stamm, causou um estrago.

Alguém tinha alguma expectativa de que essa continuação seria significativa? Seu precursor nem fora dos mais relevantes, contudo, em boas mãos esta sequência teria algo a mostrar. É legal de se ver, juntar uma galera e ir ao cinema atrás de entretenimento da categoria. A coisa toda é gratuita, convencional às pretensões de atemorizar, não vai mais longe que isso. Se o intuito do espectador é gozar de possíveis sustos, então a obra terá algum proveito, pois consegue em minguados momentos causar sobressaltos. Sobram imagens horrendas de corpos retorcidos, olhos sombreados e feição de pavor, algo que a protagonista – a desconhecida Ashley Bell – consegue fazer muito bem, tal como no anterior. A moça é boa atriz, exprime pânico e insegurança em expressões imaculadas, mudando sua composição ao longo do filme até o ato derradeiro.

O filme: Nell é encontrada algum tempo depois dos acontecimentos vistos na primeira parte. A tragédia é sobrelevada após uma curta intervenção psiquiátrica e a garota passa a ser integrada numa casa onde meninas com algum tipo de problema psicológico fazem tratamento de ressocialização. Ali, ela adapta-se à vida urbana, distante da dinâmica rural de outrora. Este é um elemento com algum potencial que em certo instante ganha alguma entonação, sem muita força para se manter, já que a entidade que quase a sucumbiu – o apaixonado demônio Abalam – segue em seu encalço. Do campo para Nova Orleans, um predador saindo das florestas em direção à cidade. O tinhoso romântico ainda precisa lidar com um rapaz a qual Nell se apaixona. Aí a limitada originalidade expira. O Exorcista (The Exorcist, 1973) segue fazendo escola em produções medíocres.

O demônio não poupa formas de manifestações, e este parece antenado à tecnologia. Ed Gass-Donnelly segue uma crescente onda de clichês para acertar o que o público mais espera: o temor voluntário. Máscaras macabras, planos subjetivos, sombras distorcidas, sugestões de investidas permeadas pelo silêncio, rádio, televisão, trilha sonora pontual. Tudo em benefício do terror. A história suplanta atrás de novas vítimas. O embate ciência versus religião, tão marcado na primeira empreitada, não tem aplicação nesta sequência. Ao menos não com tanta ênfase enquanto argumento narrativo. Em um instante, Nell encara as possessões como fantasias, tentando reconhecer sua sanidade conforme orientação de seu médico cuidador. Poderíamos nos importar com o que se passa com a garota, no entanto o roteiro dá pouca importância à empatia e não nos envolvemos o suficiente com a desgraça acometida em sua penosa vida. 

Revitalizado para o modelo extrínseco de filmagem, esta segunda parte é uma obra que visa aproveitar unicamente o sucesso passado, já que não tem lá muitas razões de existir. É bem verdade que uma continuação calharia bem, pois o primeiro deixa arestas aproveitáveis. O que fez-se, no entanto, resultou num longa ordinário cujo final tange hipóteses e divide opiniões. As ideias e motivações dessa franquia esgotaram? Provavelmente não. Ainda há muita pirofagia e sangue para mostrar, já que o último exorcismo não foi bem assim o último. Diversão contingente e inofensiva. Ao menos Abalam tem um bom gosto para música.

Comentários (5)

Eduardo da Conceição | domingo, 19 de Maio de 2013 - 17:51

É irônico existir um "O Último Exorcismo II", é tão paradoxal quanto "Meu Primeiro Amor II".

Gustavo Aguiar | domingo, 19 de Maio de 2013 - 18:35

o proximo vai ser ''O Último Exorcismo, O Fim''

Eduardo da Conceição | segunda-feira, 20 de Maio de 2013 - 01:11

A Lupinha da Josiane para o primeiro ganhou maior significado agora:

"Todos os adjetivos ruins são poucos para definir esse filme frio e cheio de falhas. Para o bem de todos, que seja o último mesmo"

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