Um ótimo drama policial sobre o mundo das drogas, mostrando que Val Kilmer pode ser um bom ator.

A Sombra de um Homem é um daqueles filmes lançados na obscuridão no circuito de arte norte-americano, que sequer chega aos cinemas brasileiros. Felizmente, esse tipo de filme pode ser apreciado quando lançado em vídeo e DVD, como é o caso aqui. Talvez ele recebeu esse tratamento pelo tema. É mais um filme sobre drogas, mais pesado do que de costume, com a protagonização de Val Kilmer, que andava sumido desde que fez Planeta Vermelho.

O diretor é praticamente um estreante. Seu nome é DJ Caruso, que andou dirigindo alguns episódios de séries famosas para a TV, como The Shield (que ganhou recentemente o Globo de Ouro) e Dark Angel. Em A Sombra de um Homem, Caruso nos apresenta um mundo dark, de personagens corruptos e consumidos pelas drogas. Não há muito esperança no filme. Vemos logo no início o personagem de Kilmer, Danny Parker, em um cenário desolador, com dinheiro pegando fogo e muito sangue. Uma grande dúvida surge em nossas cabeças... Que diabos é isso?

Danny Parker apresenta então sua outra personalidade, Tom Van Allen, e dá a opção de você escolher quem quer que ele seja. Este logicamente, é o final do filme. Como ele foi parar ali, e porque o personagem tem dois nomes, será explicado. O principal é saber que Danny entrou no mundo das drogas por vontade própria, querendo vingar a morte de sua esposa. Você pode ficar tranqüilo, essa informação não estragará o filme, pois ela é apenas um entre inúmeros detalhes que marcam o personagem de Kilmer.

Caruso cria para seu filme um clima que lembra de Palma e em menor escala Tarantino. Conhecemos personagens muito interessantes, e todos eles excelentemente desenvolvidos. Há apenas meia dúzia de personagens que realmente importam, e é fácil descobrir os objetivos de cada um deles sem a necessidade de muitas explicações. De todos eles, quem está melhor, embora tenha uma participação muito pequena no filme (novamente como coadjuvante de luxo), é Luis Guzmán, que esteve recentemente em O Conde de Monte Cristo. O cara tem uma presença muito marcante na tela, e você vai poder vê-lo no futuro em Débi e Lóide 2. Além dele, Vincent D'Onofrio também é outro destaque como o traficante sem coração, num papel bastante bizarro, pela sua constituição física (ele não possui nariz, de tanto cheirar).

A Sombra de um Homem também dá um show de edição e roteiro, com seqüências marcantes, que fazem você se importar com o destino do personagem de Val Kilmer, um ator que é geralmente muito subestimado. O final/epílogo do filme é bastante forte, em uma cena extremamente marcante, que lembra vagamente a cena final (ainda mais forte) de Taxi Driver. Embora seja sobre drogas, o tema principal do filme ainda é vingança. O mundo das drogas, puro e simplesmente, já foi retratado com muito mais detalhes na obra-prima Requiém para um Sonho. Porém, neste filme, o balanço entre drogas e os interesses de Danny é simplesmente perfeito. O filme não exagera em nenhum ponto, e por isso ele funciona. A utilização de flashbacks, sempre uma arma perigosa nos filmes por poder torná-los muito lentos, é muito bem empregada, revelando sempre apenas o necessário para determinado momento da história.

Este é um filme que merece ser conferido, não por garantir uma sessão de entretenimento (porém também serve para tal propósito), e sim por sua história simples de vingança e boa exploração do mundo dos viciados, muito bem filmada e roteirizada, com personagens acima da média e situações bastante impactantes.