Saltar para o conteúdo

Críticas

Cineplayers

Provocante, este é um ótimo filme, um trabalho totalmente anti-hollywoodiano.

9,0

O diretor Michael Haneke é um austríaco maluco que adora personagens pervertidos e histórias perturbadoras. Aqui ele repete a dose contando com uma atriz do calibre de Isabelle Huppert, que está absolutamente perfeita num papel dificílimo. Sua atuação é um verdadeiro tour-de-force e já vale o ingresso de quem estiver disposto a embarcar nessa desagradável, porém corajosa experiência cinematográfica.

A trama gira em torno de uma professora de piano amargurada e solitária, suas relações doentias com a mãe, os alunos e um potencial amante. É uma viagem através de uma mente auto-destrutiva, o roteiro é contado como se seguisse a personagem no seu dia a dia, de suas aulas onde desconta nos alunos suas frustrações, a andanças pelo submundo de pornografia e seu cotidiano de brigas com a mãe em casa, onde dormem na mesma cama. Nesse meio tempo ela conhece um jovem pianista, arrogante e conquistador, que logo tenta seduzí-la, mas não está preparado para os jogos sado-masoquistas que ela impõe.

O filme possui algumas cenas fortes, entre sexo-explícito e degradação, mas ao mesmo tempo é contrabalançado por momentos de execução de música clássica absolutamente belíssimos, a escolha do repertório é de extremo bom-gosto e contrasta com a feiúra retratada na tela. Além de Huppert, o resto do elenco também demonstra bastante garra e ainda que ninguém vá querer se identificar com os personagens, as atuações são convincentes e dirigidas com segurança por Haneke.

Essa é uma produção totalmente anti-hollywoodiana, o acabamento é cru, não há fotografia bonitinha e a câmera quase não se movimenta, mas não dá pra recriminar o filme por causa disso. Michael Haneke é um dos poucos diretores realmente provocativos em atividade hoje e A Professora de Piano é cinema barra-pesada de primeira qualidade. Se lhe apetecer, assista também a um filme anterior de Haneke chamado Violência Gratuita (Funny Games), programão para cinéfilos de estômago forte.

Comentários (0)

Faça login para comentar.