Já um cult do cinema asiático. Oldboy é uma experiência visceral.

9,5

O cinema asiático vem crescendo em progressão geométrica de qualidade nos últimos anos e conquistando platéias ao redor do mundo, principalmente por espectadores ávidos por um cinema que foge do padrão americano e europeu. A china já tinha uma produção forte de filmes de ação e autorais, mas ultimamente o Japão e a Coréia vêem ganhando espaço e no festival de Cannes 2004, um filme coreano chamado Oldboy chamou a atenção e abocanhou um prêmio do Júri, presidido por Quentin Tarantino.

Oldboy conta o drama de Oh Daesu, um homem comum que se vê no meio de uma bizarra situação: Ele é sequestrado e jogado numa cela que parece um pequeno quarto de hotel adaptado, seu único contato com o mundo exterior é uma televisão. A situação se agrava quando Daesu vê pelo noticiário que sua esposa foi assassinada. Sem saber quem fez isso com ele e porquê, sem conseguir fugir nem se suicidar, Daesu começa a perder a sanidade e a única maneira de sobreviver é alimentar seu desejo de vingança. Quinze anos se passam (!!!) e ele acorda um dia fora da cela, restando a ele descobrir quem destruiu sua vida e porquê.

Isso que eu relatei é apenas o início do filme, adaptado de uma história em quadrinhos japonesa, Oldboy é um filme eletrizante e original. O diretor Chan-wook Park (de Sympathy for Mister Vengeance) opta por um estilo narrativo não convencional, sua câmera é criativa e o filme é recheado de sequências como a já antológica em que Daesu enfrenta uma gangue por um corredor estreito. As atuações são sólidas e o ator principal Min-Sik Choi é realmente impressionante pois se entrega ao personagem totalmente, chegando a devorar um polvo vivo em uma cena. A conclusão é chocante e muito dramática, o que pode decepcionar aqueles esperando um desfecho cheio de adrenalina, mas Park surpreende com uma mudança drástica de foco tornando a experiência ainda mais impactante.

Passeando com segurança por diversos gêneros como vingança, ação, drama e romance, Oldboy é um filme vigoroso e na minha opinião o melhor do ano de 2004. A trama talvez não agrade a todo mundo por causa de uma certa inverossimilhança, porém vale a pena mergulhar no mundo obscuro de Park e Daesu. O filme vai ganhar um remake americano e já é um cult para quem gosta de cinema violento e estilizado.

MARCO ANTONIO ZANLORENSI | terça-feira, 23 de Setembro de 2014 - 08:29

Não sei porque demorei tanto para ver esse filme, simplesmente me escapou. Mas enfim, assisti a algum tempo e me chamou a atenção ler uma critica devido ao remake americano, que ainda não vi e não sei se verei. Vamos ao filme coreano. Fiquei bastante surpreso, realmente é uma ótima pedida para fugir do convencional, seu inicio é totalmente despretensioso e confuso de uma certa maneira. O filme é cruel com seu personagem principal, não existe pudor em infernizar a vida de Oh Daesu, sua parte final é chocante. Um ótimo trabalho sem duvida, sem os vícios do cinema americano, bastante cru e direto, não dá para falar muito sem entregar então para quem não assistiu, assistam!