O maior pecado do filme é nos fazer de idiotas em prol de piadas baratas e óbvias demais.

3,0

“Diversão burocrática” é um chavão que muitos críticos certamente utilizaram para o novo filme do diretor Shawn Levy – sim, aquele que vem sendo há meses empurrado em forma de trailers e falsas expectativas para os espectadores mais sugestionáveis. Diversão burocrática o cacete! Uma Noite no Museu é uma verdadeira bomba, onde os principais momentos já foram vendidos no trailer, configurando o filme como uma espantosa tentativa de enganação. As piadas restantes não são melhores que aquelas já apresentadas, bem pelo contrário, a grande maioria delas é absolutamente previsível e reutilizada de dezenas de outros filmes.

Recheado de estereótipos – a ex-esposa e seu novo marido divertido; o filho que quer aprender a conhecer e se orgulhar do pai; o amigo negro; a colega de trabalho que vai se tornar seu interesse amoroso – a obra não se envergonha de não desenvolver absolutamente nenhum deles, reconhecendo que suas únicas virtudes são cenas de efeitos especiais envolvendo figuras das várias alas de um museu que adquirem vida durante a noite. Aliás, nesse sentido, o filme lembra muito o já ruim Jumanji (inclusive pela presença de Robin Williams): animais grandes soltos e sem controle em cenário urbano.

Agora, o mais decepcionante não é nem a quantidade grandiosa de estereótipos, clichês e cenas previsíveis. Isso tudo já era esperado, embora, de forma alguma, o fato de ser esperado faz com que o filme deva ser menos crucificado. O mais decepcionante e irritante é o fato de, mais uma vez, um roteiro vindo de Hollywood nos fazer de imbecis. Há tantas brechas soltas e incoerências que somente o espectador mais preguiçoso (infelizmente, a maioria) não se incomodaria. Como explicar, por exemplo, a total ausência de pessoas nas ruas durante a fuga de algumas das figuras do museu? E o fato do segredo ter sido escondido tão bem durante tantas décadas? Em prol de risadas baratas e piadas banais, o roteiro simplesmente prefere ignorar detalhes como esses, que trariam maior força e qualidade à obra.

O próprio Ben Stiller, que geralmente se dá muito bem em filmes que exigem sua passividade frente a eventos cômicos ou improváveis, ficou devendo uma boa atuação. Sua interpretação de guarda noturno é tão insossa que, caso fosse substituído por outro ator sem expressão, não faria diferença alguma ao enredo (somente aos produtore$). E Robin Williams faz apenas o que se espera dele: experiente no gênero, parece não se esforçar em momento algum, e sua atuação é extremamente “burocrática” (opa, me desculpem). Já todos os outros personagens, como já foi anteriormente comentado, ficaram tão subdesenvolvidos que nem merecem citação.

A melhor e mais inteligente das piadas (envolvendo sarcasmo entre Larry e seu chefe) passou totalmente desapercebida pelo público. Foi o único momento em que o roteiro deixou de ser preguiçoso e esforçou-se em demonstrar um texto mais apurado, ao invés de ficar mostrando truques tecnológicos totalmente batidos (e ultrapassados) em piadas visuais simples e previsíveis para agradar ao público preguiçoso. É bem verdade que a tática dos produtores deu certo: ajudados pelo marketing intoxicante e pela falta de senso crítico da maioria da população, o filme vem obtendo grandes números nas bilheterias. No final, não é nada melhor do que um filme recente de Renato Aragão tecnicamente bem produzido.

10 palavras que definem Uma Noite no Museu: clichê, preguiçoso, insosso, ruim, computação, chato, previsível, enganador, burocrático (opa!), marketing.