O Chile mais uma vez acerta na sua escolha para o Oscar.

Falar que o cinema latino tem evoluído e satisfeito qualquer cinéfilo já não é mais uma surpresa, na verdade é quase um lugar comum hoje em dia. Ainda bem que qualidade nunca é demais, e que o Chile talvez seja o novo expoente desse grupo de países - talvez isso sim possa ser afirmado enquanto algo novo. Ano passado, o país selecionou um dos melhores filmes do grupo de estrangeiros para o Oscar, o delicado Glória; agora, eles apostam num policial dramático de narrativa simples e direta, sem muitos rodeios ou amarrações na trama. É tudo preto no branco, e isso espantosamente não é negativo; sua pegada próxima e aparentemente familiar deixa tudo com uma virulência extra e insuspeita.

O filme cobre a história de uma típica família de classe baixa, que de alguma forma está unida. Após uma serie de maus entendidos, um traficante da região acaba sendo preso graças ao depoimento do pai e do filho; obviamente esse homem quererá vingança. E os anos passam... de volta a vizinhança, o vilão começa a perseguir a família, agora desfeita. Após acontecimentos quase macabros por qual eles passam, o pai agora separado decide tomar uma atitude, em plano muito bem desenvolvido tanto pelo roteiro, quanto imageticamente, tudo envolto no longo plano sequência de quase 10 minutos de causar inveja a qualquer grande filme da atualidade.

O diretor Alejandro Fernandez Almendras tem técnica e talento de sobra para nos tornar reféns de sua narrativa e de seu futuro, tanto como no filme em questão quanto no seu desenrolar enquanto realizador. O elenco escolhido é eficiente, mas tudo aqui gira em torno da mise-en-scène, que é nunca menos que espetacular. Fotografia, montagem e som do filme são igualmente exemplares, e o único senão do filme é que talvez ele dispense demais as funções de um roteiro, jogando todas as fichas na direção numa experiência no mínimo estranha enquanto trama propriamente dita; enquanto demonstração de talento do realizador, o quadro muda de figura e deixa um sabor de quero mais.

Visto durante o Festival do Rio 2014