Saltar para o conteúdo

Lily's Hair

(Lily's Hair, 2019)
?
Sua nota

Críticas

Cineplayers

Narrativa inalcançada

5,0

Partindo de uma premissa interessante e pronta para ser positivamente desenvolvida, o filme de Raphael Gustavo da Silva tem a seu favor uma curiosidade original e bastante condicionada ao nosso tempo. Lily é uma criança cujo maior sonho é ter o cabelo crespo. Qual o diferencial narrativo aqui? A ironia almejada pelo fato dela ser negra e todas as provocações serem feitas no reverso da realidade, proporcionando um espelho ao contrário da sociedade. Com essa ideia estabelecida, o filme teria seu discurso sobre racismo amplamente divulgado.

Os problemas de Lily's Hair, no entanto, são originários de produção e direção, e não do roteiro. O filme não tem uma cinematografia decantada, sua imagem lavada não proporciona relevo ou textura, a luz não é adequada e quase coloca a produção num lugar melancólico e recluso, quando claramente a intenção da produção é provocar uma celebração com uma situação de aceitação pessoal; grafismos visuais não são o suficiente para elevar o tom de um filme para um lugar de potência.

O potencial do filme, que era alto mediante suas ideias narrativas, acaba ficando estagnado por um processo de construção imagética que não atende às expectativas geradas pelo embrião. Se a aridez do mercado não atende as expectativas de todos os realizadores e suas produções ficam abaixo do esperado no que concerne a captação de imagens, ainda que sabendo das dificuldades do mesmo, existe um culpado a apontar nessa equação? Uma ideia equivale ao resultado final, ou o quão subjetivo é apontar o resultado de uma produção a falta de recursos?

Ainda que expressivos, os dois protagonistas mirins do filme não realizam o suficiente para também elevar o produto. Pra todos os efeitos, Lily's Hair é um caso entre tantos, de um roteiro promissor, que precisaria de uma elaboração maior, mas que estava com potencial garantido, e acabou prejudicado por uma produção aquém desse mesmo potencial, desperdiçando um projeto que seria minimamente expressivo mas que foi sabotado em suas potencialidades.

Cobertura da 3ª Mostra SESC de Cinema de Paraty

Comentários (0)

Faça login para comentar.