Herbie conquista o público por sua diversão simplificada e, mesmo com seus clichês, é recomendável.

Confesso que não me lembro muito bem dos antigos filmes do Herbie, o simpático fusca 63 criado na série “Se Meu Fusca Falasse”. Eu era muito pequeno quando assisti a eles na Sessão da Tarde, mas isso não foi um empecilho para entender e apreciar o novo filme da série.

Ele começa mostrando Herbie numa situação desfavorável: está em um ferro-velho, esperando sua destruição. É quando a jovem Maggie Peyton (Lindsay Lohan) o compra por 75 dólares, não tendo idéia de quão especial é aquela aparente “lata-velha”.

Maggie, que acabou de se formar na faculdade, pertence a uma família de corredores da Nascar, mas prometeu ao seu pai que iria para faculdade e não seria uma corredora. Com a chegada de Herbie, ela quebra essa promessa e mostra que pode ser a grande sucessora da família nas corridas.

A direção de Angela Robinson dá um ritmo rápido e intenso ao filme, não gastando muito tempo nas subtramas clichês como o relacionamento conturbado entre Maggie e seu pai, Ray (Michael Keaton) e o caso amoroso entre a mesma e o mecânico Kevin (Justin Long). Passamos a maior parte do filme vendo cenas de ação, com Herbie mostrando toda sua potência, o que é muito divertido.

As atuações, em geral, estão eficientes, com destaque para Matt Dillon, que interpreta o anti-herói Trip Murphy. Matt consegue passar bem a imagem do piloto sujo e inescrupuloso que é Trip, que você até vibra para que o carro dele exploda durante a corrida final. Lindsay Lohan, a nova atriz adolescente que vem se destacando em Hollywood, também faz um bom trabalho como protagonista, dando todo seu carisma e beleza à personagem.

Não posso deixar de comentar o fusca nº 53, que é a grande estrela do filme. Herbie passa o tempo todo fazendo gracinhas e, na maioria das vezes, são realmente engraçadas. Apesar de ser um carro, ele tem sentimentos e personalidade: é carismático e infantil, fazendo com que o público se envolva e torça por ele durante a história. Sabiamente, não foram usados muitos efeitos especiais para compor o personagem, deixando ele com o look de seus outros filmes, ou seja, um simples fusquinha.

Herbie: Meu Fusca Turbinado é um típico filme da Disney para toda a família. Tanto para os fãs dos antigos como para os que não os conhecem, o filme é uma boa opção para divertir-se no cinema.