Um filme que abusa de fórmulas já muito utilizadas e quase não consegue divertir.

Um erro. Não há outra forma de descrever melhor o filme aqui apresentado. Ou seria “um equívoco” a expressão mais adequada? Não importa muito, o fato é que A Família da Noiva é mais uma comédia que, ao tentar chupar fórmulas já bem-sucedidas nas telonas de outras produções, acaba não dando em nada. O filme afunda em piadas batidas, situações previsíveis e, principalmente, na insistência do diretor em direcionar praticamente todas as piadas da fita para a questão étnica.

Guess Who é uma comédia genuinamente norte-americana e gira em torno da família (negra) Jones, que entra em parafuso quando uma das filhas do casal decide casar com um cidadão branco. Até aí, tudo bem. Os primeiros momentos do filme são bastante interessantes, como as engraçadas seqüências que sucedem a chegada do noivo à casa de seus novos sogros. Talvez a conversa de Simon (Ashton Kutcher) com Percy Jones (Bernie mac) no carro – após o mesmo ter expulsado o futuro genro de sua casa – seja uma das mais engraçadas cenas do filme. Um dos poucos momentos em que o roteiro da produção não deixou a desejar em relação as produções que este filme remete.

Mas a que filmes Guess Who nos remete? Um talvez ainda esteja fresquinho na cabeça do público geral, “Entrando Numa Fria”, comédia protagonizada por Ben Stiller e Robert DeNiro. Mostrava o complicado relacionamento entre o noivo e a família (mais especificamente, o pai) da noiva. Outro é um pouco mais antigo, 1967, “Adivinhe Quem Vem Para o Jantar?” com Sidney Poitier e Katharine Hepburn, filme esse que possuía um tema central um pouco mais parecido com A Família da Noiva, ressaltando as diferenças étnicas em questão.

Um dos principais problemas de Kevin Rodney Sullivan foi ter se prendido demais na questão racial a que somos apresentados e não saber como ramificar outros bons frutos que poderíamos ter obtido com esta comédia. Falando incisivamente, o filme insiste tanto na questão “ele é branco, nós somos negros” e “como você pode namorar esse sujeito” que, além de ficar repetitivo, acaba soando preconceituoso, por mais que esse não seja o objetivo do filme.

A falta de um clima e química entre os personagens é notável. Aqui começam as comparações com “Meet the Parents”. Se você assistiu ao filme de Ben Stiller antes e a esse depois, com certeza sua decepção foi maior ainda; isso porque é comum ressaltarmos com força os defeitos de determinados fatores quando assistimos dois filmes de um mesmo gênero consecutivamente, onde o segundo é pior que o primeiro. E um desses fatores é, nada mais nada menos, o protagonista da história. Ashton Kutcher, que havia acabado de se sair bem em sua última investida cinematográfica (“O Efeito Borboleta”) volta à mediocridade em um papel totalmente apagado e previsível. O rapaz não consegue dar, por exemplo, o mesmo carisma que Stiller deu a seu personagem.

O que vemos aqui é uma atuação singular e boa de Bernie Mac (que interpreta Percy Jones, o pai da noiva) quando, de fato, deveríamos presenciar uma dupla relação (sogro-genro). Mac tem mais tempo em cinema que Kutcher e, talvez por isso, muito mais talento e presença de tela também. É ele quem rouba praticamente todas as cenas do filme e faz com que o mesmo não torne-se uma bomba relógio.

E por falar em “relógio” (... achou que não poderia ficar pior, hein!?), o filme é verdadeiramente curto. Possui apenas uma hora e trinta minutos de película, entretanto, deixa a impressão de ser bem maior ao tentar introduzir, (muito) infelizmente, algumas cenas “dramáticas” em meio a tanta baboseira. Estão incluídas nesse quesito coisas como reconciliação entre pai-mãe, reconciliação entre noivo-noiva, conversas mais “sérias” entre sogro-genro e diversas outras tentativas frustradas de um esboço de lição de moral que o filme deseje passar.

Finalizando, não poderia deixar de não recomendar Guess Who a você, leitor. Resumindo em poucas palavras, é um filme fraco, muito fraco. Se ao procurar por esta análise o filme ainda estiver em cartaz nos cinemas, procure por outras opções atuais como “Be Cool - O Outro Nome do Jogo”; caso já tenha saído em DVD e VHS, sugiro outras opções como “Meet the Parents” e sua continuação ou, até mesmo, o clássico “Adivinhe Quem Vem Para o Jantar?”.