Uma nova obra-prima da comédia do diretor P. T. Anderson estrelada por - quem diria - Adam Sandler.

Do badalado diretor Paul Thomas Anderson, responsável por dois trabalhos bastante cultuados como Boogie Nights - Prazer sem Limites e Magnólia, Embriagado de Amor é bem diferente do que se espera.

Sempre achei Sandler um chato, nesse filme ele tenta diversificar um pouco a sua carreira e se sai bem, apesar de no fundo repetir muitos dos clichês que criou para si, acredito que a escolha dele pelo diretor se deve principalmente a isso, a persona de Sandler se adequa ao personagem e acaba fazendo com que ambos os lados se reforcem. Junto com ele estão a ótima Emily Watson (a ceguinha de Dragão Vermelho entre outros papéis notáveis) e o também ótimo Phillip Seymour Hoffman, que trabalhou nos dois filmes anteriores do P.T. Anderson. Com um suporte luxuoso desses, Sandler ainda consegue sobressair, para supresa deste crítico e de boa parte das pessoas.

O início do filme é desconcertante, sem abertura nenhuma, o espectador é jogado direto na trama onde conhecemos Barry (Sandler), um rapaz tímido e problemático. Seu dia a dia monótono é quebrado por uma situação bizarra logo de saída: depois de testemunhar um acidente de carro, um pequeno piano é largado na sua porta (?) e em seguida ele conhece a mulher por quem irá se apaixonar. A partir desse aparente nonsense sua vida vira de pernas pro ar, uma volta ao tema das coincidências do Magnólia mas que para mim funcionou melhor por se tratar apenas de uma história.

Falando assim a trama parece um tanto banal e é, mas a direção de Anderson com um uso criativo de edição e um roteiro carregado de situações divertidas e dramáticas, além de estranhas, quebram o previsível gênero da comédia romântica. Adicionando-se às ótimas atuações e uma das trilhas sonoras mais esquisitas que eu já ouvi recentemente, fazem desse filme uma experiência que não é esquecida logo que se sai da sala de cinema.

Apesar de no fundo ainda ser um filme bonitinho, Embriagado deve ser visto como cinema criatvo e provocador, mas que também pode divertir a platéia e mesmo que você deteste o Adam Sandler, vai se surpreender com ele aqui.