Saltar para o conteúdo

Críticas

Cineplayers

Em seu filme de estréia, roteirista de Máquina Mortífera faz piada do gênero que ele próprio ajudou a popularizar.

6,5

Beijos e Tiros é a estréia na direção do ex-menino prodígio Shane Black, que escreveu o roteiro de "Máquina Mortífera" com apenas 23 anos. Black adaptou o livro "Bodies are where you find them" para este filme, cuja trama é inspirada pelo noir e histórias de detetives, Black queria também exorcizar alguns demônios de sua experiência com Hollywood, onde até o nome original "Kiss Kiss Bang Bang" é uma piada com um jargão para o tipo de roteiro que os produtores procuram: O que tem atrativos para mulheres (kiss, kiss) e para homens (bang, bang).

A rocambolesca trama tem início quando Harry, um ladrão pé-de-chinelo de Nova York vivido por Robert Downey Jr, se esconde na sala de um teste de elenco durante uma fuga e consegue o papel! Levado para Los Angeles, ele é apresentado a um detetive vivido por Val Kilmer, a fim de fazer laboratório para seu personagem, o nome do detetive de Kilmer é Gay Perry e sim, ele é gay, o que traz uma engraçada distorção no clichê "Buddy Cop", elevado pelo próprio Black com a série Máquina Mortífera. A escolha desses dois atores, meio em baixa ultimamente, também deve ter sido uma ironia que Black quis inserir em seu filme e o pior é que os dois estão perfeitos nos papéis. Pra completar, uma história de detetive que se preza não pode deixar de ter uma mulher fatal, interpretada bela bela Michelle Monaghan, Harmony é amiga de infância de Harry e uma atriz de segundo escalão, que acaba por se tornar o caso que os dois investigarão, entre assassinatos e incidentes bizarros.

O filme é narrado em off por Harry, que faz constantes observações como se fosse um personagem da série Mystery Science Theater 3000, sacaneando os clichês e os defeitos do próprio filme, essa brincadeira com metalinguagem talvez funcionasse melhor caso Black tivesse mais experiência como diretor pois sua capacidade narrativa está abaixo do roteiro que é brilhante, provocando vários momentos arrastados e prejudicando o timing de algumas piadas. Beijos e Tiros é um filme que prende a atenção e possui momentos divertidos, mas a direção insegura de Black acaba fazendo com que se torne menos memorável, apesar de já estar alcançando status de cult.

Comentários (0)

Faça login para comentar.