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Críticas

Cineplayers

Entre a natureza e o artifício.

4,0

O longa O Bagre Africano de Ataléia, segunda exibição da Mostra Aurora, competitiva de Tiradentes, instiga um embate entre conceito e resultado final, entre ideias e o que restará delas após serem transformadas em imagens e narrativa. O projeto de Aline X e Gustavo Jardim pretende construir, na viagem a uma localidade real do interior de Minas Gerais (a cidade de Ataléia), uma representação livre da relação entre homem e natureza, acompanhando através de sequências desconexas, quase alegóricas, a relação dos habitantes da cidadezinha com o mito do bagre africano – peixe lendário que jamais será localizado pelos personagens.

Desta impossibilidade de contato desenvolve-se uma narrativa de riscos e sobressaltos, que abandona a proposta de documentário apresentada previamente (conceito que se restringe ao trabalho de pesquisa da equipe nas locações, selecionando habitantes da própria Ataleia para a encenação de personagens que ajudem a ficcionalizar a relação deles com esta lenda) para promover uma narrativa de invenção ao mesmo tempo natural e surreal, flertando com gêneros cinematográficos como o horror e a aventura em busca de uma sensação de mistério e estranhamento semelhante à promovida pela natureza selvagem quando encarada frontalmente pelo homem.

Se o embate entre ideia e realização é tão significativo em Ataleia, é justamente por estas proposições, inegavelmente sedutoras, estarem muito distantes do efeito gerado pelo filme durante a sessão. Cada um destes blocos narrativos, em geral pouco valiosos para o conjunto da representação, possui características tão particulares que é por vezes mais produtiva a análise individual destas sequências, suas próprias pretensões sensoriais enquanto solitários experimentos conceituais. A obra não transmite o mesmo interesse que sustenta o mito naquela localidade, resultando em uma experiência oscilante e pouco inventiva para uma narrativa que propõe a si mesma tantas experimentações de artifícios e linguagens, tantas intervenções estéticas para a representação do efeito desta natureza à qual observa.

Visto na 17ª Mostra de Cinema de Tiradentes

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