Saltar para o conteúdo

Críticas

Cineplayers

Um filme representativo sobre a família e a relação com o lugar em que ocupam.

7,5

No primeiro plano de 35 Doses de Rum, temos em cena Joséphine (Mati Diop) andando em volta do trilhos de trem. Este movimento relata muito bem o cotidiano das personagens apresentadas, em que vivem por transitar, mesmo que sem realmente por muito esforço nesta ação, e mais importante, estar sempre à margem, nunca entrando de fato nos “trilhos do mundo”, por mais que tentem seguir em uma linha que para eles se apresenta reta.

Joséphine mora com o pai (Alex Descas), no subúrbio de Paris, enquanto começa um relacionamento com o vizinho Noé (Grégorie Colin) e ainda sofre a companhia da aparentemente única amiga da família, a taxista Gabrielle (Nicole Dogue). Noé e Gabrielle seguem tentando se integrar à aparente estabilidade do núcleo familiar, mas como nos melhores filmes de Ozu, vemos que aquilo ali é um conflito silencioso cheio.

Sim, a filha precisa sair de casa, viver sua própria vida. Mas Noé talvez seja um tanto radical, viajando de país em país e quase nunca parando em casa. Sofrer pela falta ou pelo excesso? Claire Denis nos apresenta esta questão, a partir do ângulo de Joséphine, que parece completamente perdida neste momento de bifurcação de sua vida.

Desde o início, as imagens da cidade apresentam um papel fundamental na trajetória do filme. Além das duas personagens do filme terem profissões relacionadas a transportes (o pai é condutor de trem), é dada uma importância grande às paisagens, e situações que ocorrem por onde as personagens passam. Em especial no começo do filme, as cenas do subúrbio parisiense são muito lindas, criando uma sensação de aproximação entre personagens e espectadores. Tudo isso é complementada por uma fabulosa trilha do Tindersticks.

Este filme é uma boa maneira de se aproximar do cinema de Claire Denis. Ela faz um filme ao mesmo tempo simples e tranqüilo, mas também bem representativo sobre relações familiares e com o lugar em que estas ocupam.

Comentários (0)

Faça login para comentar.