Boa produção mas pouco terror, 13 Fantasmas pode servir como entretenimento ligeiro.

Remake de um cult terror dos anos 60, onde você usava um óculos daqueles 3D antigos para ver os monstros pularem da tela. Hoje em dia não rola essa brincadeira, o que é uma pena pois assim poderíamos nos distrair da boba história aqui contada. Pensando bem, não me lembro de nenhum filme 3d cuja história valesse um remake, ainda mais sem o efeito 3d que é seu o principal atrativo.

O filme começa interessante. Somos conduzidos pela situação onde um grupo de pessoas está tentando capturar um fantasma num ferro-velho e, apesar de conseguirem, a operação é desastrosa e quase todos morrem. Corta para algum tempo depois, onde conhecemos uma família marcada pela perda da mãe num incêndio. Suas dificuldades financeiras parecem chegar ao fim quando recebem uma herança de um parente, que era o chefe da tal operação de captura de fantasmas,um dos que morreram durante a caçada.

Ao chegarem na casa herdada, se deparam com a arquitetura incomum do lugar, toda com paredes de vidro, cheia de inscrições e estranhos objetos. Logo se arruma um pretexto para invadir o porão e descobre-se a bizarra coleção do excêntrico milionário: 12 celas de vidro contendo 12 "revenants", fantasmas ameaçadores que podem ferir e matar pessoas, uma espécie de zoológico macabro.

O argumento do filme é absurdo, mas interessante, pena que o roteiro seja tão superficial e cheio de clichês. Os fantasmas são muito bem caracterizados, com curiosos designs e os efeitos de maquiagem são excelentes. O filme é bem fotografado e a montagem é ágil, o que ressalta o visual estilizado da casa e dos fantasmas. Isso salva o filme do desastre completo. E rolam uns óculos no filme que possibilitam que qualquer pessoa ver os espectros, uma menção ao filme original.

A produção é assinada por Robert Zemeckis (de "Forrest Gump", "De Volta Para o Futuro" e "Náufrago") e Joel Silver (de "Matrix"), o que deve ter atraído o elenco com nomes como F. Murray Abraham (Oscar de coadjuvante por "Amadeus") e Tony Shalhoub (injustamente ignorado do Oscar depois de sua ótima atuação em "O Homem que Não Estava Lá"). Um bom ator, sempre relegado a coadjuvante, que hoje faz sucesso com a série Monk. Como bônus, o elenco ainda conta com a estudante de intercâmbio do "American Pie", Shannon Elizabeth, que faz o desafiador papel da gostosa que grita.

Se vocês ainda estão aí digo que o filme vale um aluguel no vídeo se você não for muito exigente, se for um fã de terror vai curtir a maquiagem dos fantasmas. E só.