Uma grata surpresa, Controle é a cinebio de Ian Curtis, vocalista do Joy Division que aos 23 anos e no auge da carreira passou uma corda no pescoço, dando baixa na sua curta e sorumbática existência.
Inspirado no livro “Touching from a Distance”, da ex-esposa Deborah Curtis, o filme marca a estréia na direção do fotógrafo e diretor de clipes musicais Anton Corbijn.Para um principiante, Corbijn faz um bonito papel ao ambientar para a tela a personalidade cavernosa de Curtis, um cara que vivia preso em seu próprio mundo, dentro do seu próprio ritmo.No filme, a trajetória do líder do Joy Division é focada fora dos palcos.
O ponto de partida é sua adolescência ornada por poesia, literatura e música e algumas doses furtadas de anfetaminas. Logo no início da carreira, passa a sofrer de epilepsia, numa seqüência muito bem explorada pelo filme com a música She´s lost control , onde o protagonista tem uma espécie de premonição do seu destino. A pressão da carreira e o inferno astral de seu casamento precoce culminam com o agravamento da doença e o inevitável destino trágico.
Tudo é extremamente bem contado pelo diretor que apoia-se numa direção burocrática, - narrativa linear, cenas curtas e sem flashbacks - mas atinge bom resultado. A película em P&B dá um toque especial à essência do filme, sendo fiel ao clima cinzento e anuviado da região norte de Manchester, atmosfera que influi diretamente na impasssibilidade e no comportamento amórfico de Curtis, interpretado pelo também músico Sam Riley, que manda muito bem no seu debut no cinema. Também não fica por menos a excelente trillha musical composta por New Order, David Bowie, Lou Reed, Sex Pistols e do próprio Joy Division.
Mesmo um tanto deprê , Controle é uma bela pedida, principalmente para os dias frios. Recomendo três formas de assistí-lo: 1) Num dia frio e nublado; 2) Num dia frio e chuvoso 3) Num dia quente, com as janelas do apartamento fechadas e o ar condicionado ligado para parecer que é um dia frio, nublado e chuvoso.
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário