Os filmes menos conhecidos dentre a filmografia de atores e diretores famosos, salvo algumas exceções, são mesmo espécies de lado B. Mas mesmo assim o fã não deixa de conferir.
O policial Nick Pulovski (Clint Eastwood) investiga uma quadrilha especializada em roubo de carros. Durante a investigação, seu parceiro é assassinado e então designam o novato David Ackerman (Charlie Sheen) como substituto, um homem que sofre veladamente de uma espécie de pavor de fracassar enquanto policial.
Em resumo, o filme é regular. Rookie segue todo um roteiro genérico dos filmes policiais. Primeiro temos o policial durão e experiente mas que teve o parceiro assassinado, depois o novato que a princípio é ignorado e mais atrapalha do que ajuda, a quadrilha comandada por uma espécie de gênio do crime, intocável e um tanto excêntrico, e enfim uma mulher fatal amante do chefe mas com uma queda pelo mocinho. O personagem de Eastwood é apenas uma sombra de Dirty Harry ou de outros que o marcaram como sinônimo de ignorância e brutalidade. Charlie Sheen é o Rookie do título (novato, iniciante na carreira), e portanto acaba sendo praticamente o personagem principal, e aliás o que protagoniza as melhores cenas de ação do filme. Quando tudo dá errado, o policial Ackerman decide por uma abordagem mais agressiva no estilo Hell Angel, quebrando o que vê pela frente, esmurrando quem aparecer, atirando e colocando fogo até nas pessoas. Como filme policial, apesar da violência implícita, não consegue transmitir sensação de perigo ou tensão na maior parte do tempo. Não dá pra levar a sério a atuação do casal de vilões, interpretados por Raul Julia e Sonia Braga (!), a eterna Gabriela. De um temos uma expressão petrificada de boneco de ventríloquo sorrindo. Da outra, um autêntico produto de exportação nacional, temos uma mulher fatal, vivida por uma atriz experiente em papéis de mulheres promíscuas, mas passou da idade para certas cenas. A Sonia Braga em cena erótica com Eastwood amarrado a uma cadeira. Não sei onde o Clint estava com a cabeça para filmar isso, até porque ele também dirigiu o filme. Parece que o homem só entendia mesmo de matar gente nessa época. Após Rookie, Sheen iria marcar sua carreira no humor, com Top Gang - Ases Muito Loucos, Eastwood em breve ganharia o Oscar em Os Imperdoáveis, e a Sonia Braga seria encontrada em A Última Prostituta, Tieta do Agreste e Um Drink no Inferno 3 – A Filha do Carrasco, no papel de vampira dona de cabaré! Não falo mais nada.
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário