O espião é o ninja moderno. Além de serem assassinos no nível McGyver, precisam falar várias línguas, ter memória fotográfica, serem artistas marciais, possuírem coração de pedra e caráter flexível. São a junção de discípulo de Pai Mei, do psicopata, do político brasileiro e daquele concurseiro que passa em alguma vaga federal sem nem fazer cursinho. Um profissional raro no mercado.
Tobin Frost (Denzel Washington), um agente traidor da CIA, acusado de comercializar os segredos da agência, se entrega em uma embaixada americana em Cape Town, na África do Sul. Imediatamente, uma força-tarefa envia Frost a uma base protegida da CIA na cidade para interrogatório. Momentos após sua chegada, o local é invadido por um pequeno exército de mercenários, forçando o agente novato responsável pelo local, Matt Weston (Ryan Reynolds), a fugir com o prisioneiro em busca de outro abrigo. Começa então um jogo mortal entre Frost, a CIA e outras agências de espionagem de todo o mundo interessadas nas informações que o traidor possui.
Em resumo, o filme é bom. Protegendo o Inimigo elabora uma trama simples, o disfarça como algo complexo mantendo o espectador no escuro, e mesmo assim ainda consegue se deixar clara ao ponto de não necessitar ter o intelecto de um espião para entender. A CIA não possui uma boa imagem para o mundo (acho que nem os americanos confiam na agência), e essa produção contribui para aumentar essa ojeriza já nos primeiros momentos, durante a tortura que Frost sofre durante o interrogatório, que inclusive foi filmado, ou sofrido no caso, por Denzel Washington em pessoa, claro que sem a intensidade que a edição final mostra. Nesse momento, já se percebe que o novato Weston é do tipo ideológico, quando pergunta ao soldado: “Isso é legal?”. Quando a parceria entre os dois se firma, parece que estamos vendo o policial Alonzo e Jake (Ethan Hawnke) de Dia de Treinamento (2001). De resto se seguem perseguições, traições, reviravoltas e revelações previsíveis no gênero, se destacando uma luta de vida ou morte de tirar o fôlego entre Weston e um agente traidor. Nessas horas vemos que a vida de espião é dureza.
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário