Simples e tocante, isto define o mestre Yazujiro Ozu e sua obra "Pai e Filha"(Banshun), aliás, nada poderia ser mais simples do que a proposta deste longa. O amor de uma filha que não quer se casar e consequentemente ter de abandonar o seu pai. Um enredo tão simples se tornaria um filme medíocre nas mãos de outra pessoa. Mas estamos falando de Yazujiro Ozu e através de sua sensibilidade tudo ganhar valor, expressão e intensidade.
Noriko(Setsuko Hara) é uma filha em sua meia idade, e o fato de não querer abandonar seu pai para seguir uma vida matrimonial incomoda sua familia, é vista como uma solteirona "encalhada" pela sociedade, Ozu capta de forma precisa as nuances de todo dilema que ela enfrenta e dando ordem a sequencias inesquecíveis como a cena que ela percebe o repudio das pessoas dentro do teatro ao reparar sua condição civil, envergonhada ela não consegue caminhar ao lado pai no caminho de volta, simplismente fabuloso.
Outro ponto de vista magestral é olhar a ótica de Ozu sobre o pai Somiya(Chishu Ryu), entrega um personagem humano ao ponto de simular um casamento falso para liberar a filha de suas "obrigações", seu estilo peculiar de enxergar a familia faz de Somiya uma personificação da tradição japonesa .
Ozu foi um especialista em filmar dramas familiares, assim foi em "Filho Único", "Também fomos Felizes" e etc, sua lista é extensa e o seu currículo glorioso, soube como ninguém filmar o cotidiano do dia a dia, transformar a simplicidade em algo contemplativo, usou uma linguagem expressiva totalmente impar e correu na contra mão do cinema comercial, seu cinema é para poucos.
Sua tônica é universal e através deste prisma fica a sensação de conhecer e se auto-conhecer sob o seu foco, como não se emocionar diante da cena onde Noriko anda de bicicleta com o assistente do seu pai ou Sr. Shukichi recitando suas sabias palavras de ensinamento ante a indecisão de sua filha diante do casamento.
"Todo o problema em captar os filmes de Ozu é que nossos olhos desacostumaram a olhar", seu cinema foi feito sob um momento de mudanças históricas pós guerra e porém conseguiu perceber no fundo das aparências a imutabilidade, Pai e Filha é um drama familiar sem drama onde Ozu expos seus sentimentos sobre as tradições, típico de um Mestre genuíno .
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