Saltar para o conteúdo

Artigos

Sessão Anos 80 – Volume 3


Das coleções que vêm sendo mais comentadas nas redes sociais dos últimos tempos e se mostrando grande sucesso de vendas, Sessão Anos 80 ganha seu terceiro volume em menos de 6 meses, acertando bem mais na seleção do que a edição anterior. O fascínio que os filmes americanos jovens dessa época ainda exerce sobre o público é uma mina de ouro a ser muito explorada. Se nem sempre os títulos impressionam por seus valores com cinema ou no cânone acadêmico, como tantas outras coleções do mercado procuram buscar, o valor sentimental de cada um deles compensa qualquer deslize. 
No terceiro volume as comédias dominam, desde as juvenis Namorada de Aluguel (Can’t Buy Me Love, 1987), A Inocência do Primeiro Amor (Lucas, 1986) e Atração Mortal (Heathers, 1988) até Ela é o Diabo (She-Devil, 1989), um filme esquecido dentro da filmografia de títulos nobres da atriz Meryl Streep. O mais interessante nessa seleção não é apenas a prevalência do humor, mas principalmente o status que cada um desses títulos alcançou ao longo dos anos, tendo em comum apenas o carinho instantâneo que são capazes de evocar.

O disco 1 conta com Namorada e Aluguel e A Inocência do Primeiro Amor. O primeiro é certamente o filme mais sessão da tarde de toda a seleção, e o primeiro trabalho de destaque do astro Patrick Dempsey, que a partir dali trilharia um caminho de galã em ascensão até chegar ao topo como o famoso neurocirurgião Derek Shepherd na adorada série médica Grey’s Anatomy (2005). Dempsey vive aqui o papel mais típico do cinema adolescente americano, do jovem deslocado e tímido que se apaixona pela garota mais bonita e popular do colégio - um plot que nunca descansa e até hoje é reciclado e faz sucesso em hits como a recente sensação da Netflix, Para Todos os Garotos que Já Amei (To All the Boys I’ve Loved Before, 2018). Papel parecido vive Corey Haim, outro galãzinho da época, em A Inocência do Primeiro Amor, o segundo filme do disco 1. Diferente do filme anterior, no entanto, esse preza por uma abordagem mais intimista e melancólica do personagem principal, e hoje é pouco lembrado pelo grande público, evocando mais as tragédias de seus bastidores, reveladas décadas depois e envolvendo abusos sexuais que mais tarde levariam Corey Haim a uma jornada de depressão e autodestruição, que culminaria na lamentável morte precoce do ator. 

O segundo disco traz o melhor título desse volume: Atração Mortal, um cult dos american high school movies e seus eternos tipos hierárquicos na cadeia alimentar de sobrevivência dos anos escolares. Winona Ryder interpreta uma garota que se vê obrigada a aturar as maldades das meninas mais populares da escola – todas chamadas Heather – a fim de entrar para o grupo seleto de “queen bees”. Além dela, Christian Slater e Shannen Doherthy (a eterna Brenda Walsh da série Barrados no Baile) participam em papéis centrais nessa comédia ácida que questiona as hipocrisias das relações sociais que se iniciam ainda na fase escolar, tratando de temas pesados como o bullying e o suicídio juvenil. Sem muitos freios, o filme lançou uma espécie de tradição que foi seguida nas décadas seguintes por clássicos instantâneos do segmento, como As Patricinhas de Beverly Hills (Clueless, 1995), Eleição (Election, 1999) e Meninas Malvadas (Mean Girls, 2004). Vale conferir nos extras um especial de 5 minutos sobre a influência dessa comédia. 

Ela é o Diabo fecha a coleção como único título não adolescente do pacote, que vale mais pela curiosidade de ver Meryl Streep em uma comédia cafona, dessas que só fazem sentido por pertencerem a esse estranho universo do cinema americano dos anos 80, com direito a todas as suas heresias inclusas em uma trama de vingança feminina. Nos extras há um por trás das cenas do filme de 9 minutos.  Vale lembrar que todos os títulos vêm em edições remasterizadas e acompanhados dos já tradicionais cards com a arte dos pôsteres originais. Para uma noite nostálgica de túnel do tempo, não há coleção recente melhor no mercado de home vídeo brasileiro. 

Comentários (0)

Faça login para comentar.