Um mergulho (em alta definição) no mar de Solaris
Depois de alguns meses acompanhando mais de perto os lançamentos da Versátil no mercado de home vídeo brasileiro, o Cineplayers tem orgulho de apresentar nesta matéria o mais rico pacote mensal lançado pela distribuidora em 2015 até o momento. São 15 filmes nesse ciclo de Outubro, e nenhum está abaixo de excelente, fora a qualidade do material, edições e conteúdo extra. O carro-chefe do mês e primeiro item a ser analisado agora é o tão sonhado blu-ray de Solaris, a obra-prima de Andrei Tarkóvski que nunca ganhou até então seu merecido valor em território nacional.
Solaris está no patamar de filmes que exigem uma revisão em alta definição, em especial por se tratar talvez do trabalho estético mais impressionante de Tarkóvski, que por sua vez foi uma dos maiores estetas do Cinema. Fora ser um filme excepcional, a oportunidade de revê-lo na qualidade do blu-ray proporciona um mergulho ainda maior e uma percepção mais intensa da experiência proposta pelo diretor, que constrói aqui um estudo metafísico sem igual do ser humano. Tido por muitos críticos como uma resposta soviética a 2001: Uma Odisseia no Espaço (2001: A Space Odyssey, 1968), a ficção-científica finalmente é tratada à altura do culto do filme de Stanley Kubrick. A edição da Versátil, lançada em parceria exclusiva com a Livraria Cultura, reproduz na luva e nas capas frontal e posterior alguns dos mais belos e famosos cartazes que o filme ganhou mundo afora, além de um exclusivo cartaz em tamanho 35 x 43,7 cm. A Edição Especial (e limitada!) ainda conta com mais de duas horas de extras, que incluem cenas excluídas e depoimentos. Depois da bela coleção A Arte de Andrei Tarkóvski, esse lançamento vem para arrebatar de vez os fãs do diretor russo.
Mas nem só de cinema existencialista e metafísico vivem os cinéfilos, e para acompanhar Solaris temos o mestre do giallo com sua coleção própria, A Arte de Dario Argento, outro produto lançado em parceria exclusiva com a Livraria Cultura. O digistack reúne em dois DVDs quatro clássicos inéditos do cineasta, desde sua estreia na direção até seu último grande filme, estando nesse meio a cultuada Trilogia dos Bichos.
O cinema oriental volta a ganhar a atenção da Versátil com dois grandes lançamentos: Cinema Samurai 4 e Kagemusha - A Sombra do Samurai. Enquanto no primeiro item temos um digistack de três DVDs com seis clássicos de samurai (com destaque para Juramento de Obediência [Bushido Zanoku Monogatari, 1963], de Tadashi Imai), no segundo temos a raríssima oportunidade de apreciar uma grandiosa obra-prima do mestre Akira Kurosawa, premiada com o Palma de Ouro no Festival de Cannes, em versão integral restaurada. De bônus, Kagemusha ainda vem acompanhado de um pôster exclusivo (35 x 43,7 cm) e mais de três horas de vídeos extras, sendo um deles o raro clássico de Toshiro Mifune, A Vingança de um Samurai (1952).
Melhor título do mês, Trágica Obsessão (Obsession, 1976), do mestre Brian De Palma, vem em especial edição solo, restaurado e com uma hora de vídeos extras. A primeira obra-prima do diretor é uma deliciosa homenagem a Um Corpo que Cai (Vertigo, 1958), de Alfred Hitchcock, com fotografia de Vilmos Zsigmond e trilha sonora do lendário Bernard Herrmann.
A cereja do bolo está na coleção de dois documentários lendários dirigidos por Martin Scorsese sobre a história dos cinemas americano e italiano. Inéditos no Brasil, Uma Viagem Pessoal pelo Cinema Americano (A Personal Journey with Martin Scorsese through American Movies, 1995) e Minha Viagem à Itália (My Voyage toItaly/Il Mio Viaggio in Italia, 2001) são finalmente lançados em um lindo digistack com 2 DVDs na coleção O Cinema por Scorsese. Enquanto no primeiro documentário o diretor de descendência italianatrata de suas reminiscências dos filmes americanos que tanto o influenciaram, no segundo ele homenageia e estuda mestres imortais do cinema italiano, como Luchino Visconti, Federico Fellini, Roberto Rossellini e Vittorio De Sica. Aula de cinema completa e garantida, ministrada por uma autoridade máxima no assunto.
Em um mês de tantos títulos memoráveis, nada melhor do que aproveitar ao máximo tantos lançamentos e se deixar levar pelas imagens de muitos mestres que vão do metafísico espaço sideral ao passado da história do cinema. Até o próximo mês!
Acha-se muita coisa legal nesses preços. Esses boxes com 4,6 valem demais pelo preço.
Já esses caros com um só filme,nunca compraria lago assim.
Mesmo sendo edições caprichadas.
Adriano,
Para estas edições...o negócio é aguardar as promoções...diferente do passado...a versátil está fazendo muitas promoções...
Tirando o Solaris (desejava muito) todos os blurays que comprei da Versátil foram em promoções. Não há pressa...o filme você vê pela internet...
O negócio é curtir sem desespero...para não se arrepender depois...
A coleção noir e obras primas do terror são lindíssimas
Versátil é a "Criterion Collection'' do Brasil.
Concordo quando falam que a Versátil esta em sua melhor fase, as coleções temáticas são na minha opinião, quase todas obrigatórias e a coleção "A arte de" eu acho gênial