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A arte de Robert Altman

Há um dilema no que diz respeito ao nome de Robert Altman entre os cinéfilos brasileiros. Ao mesmo tempo em que é cultuado pela grande maioria, seus títulos ganham relativamente pouca atenção no mercado de home vídeo no Brasil. Da mesma forma, ao mesmo tempo em que é lembrado por muitos como o responsável pela “descoberta do meu amor pelo cinema” por conta de filmes como M.A.S.H. (idem, 1970), Nashville (idem, 1975) e Short Cuts - Cenas da Vida (Short Cuts, 1993), são poucos os que procuram conhecer seus outros trabalhos além dos famosos mosaicos sociais. Sobra então a sensação de um cineasta muito lembrado, porém pouco conhecido de fato.

Recentemente, tivemos dois lançamentos de Altman no mercado de home vídeo em DVD: Nashville, da Paramount Pictures, e O Jogador (The Player, 1992), da Versátil Home Vídeo. Até então tivemos de nos contentar com edições paupérrimas de seus melhores filmes, como a da Lume para Short Cuts, mas agora o cenário é outro e a Versátil lança a bela coleção A Arte de Robert Altman, um digistack com dois DVDs que reúne três filmes em versão restaurada, além de um documentário que serve de introdução à obra do mestre. O interessante é  que cada um destes filmes traz Altman na incursão de um gênero ou subgênero atípico em sua filmografia, indo do drama psicológico até o filme de gângster, passando nesse meio pelo noir.

 

 

O primeiro DVD reúne a obra-prima Três Mulheres (3 Women, 1977) e o documentário Altman, um Retrato (Robert Altman: giggleandgive in, 1996), de Paul Joyce. Três Mulheres, estrelado por SissySpacek, Janice Rule e a musa do cineasta, Shelley Duvall, é um fascinante drama de viés psicológico com clara inspiração em Persona - Quando Duas Mulheres Pecam (Persona, 1966), de Ingmar Bergman, adaptado e voltado para a cultura americana, como não poderia deixar de ser em se tratando de Robert Altman. Trabalho minucioso na composição de uma estética onírica, é um dos mais fascinantes e enigmáticos filmes do diretor, juntamente com Imagens (Images, 1972). Já o documentário Altman, um Retrato é uma oportunidade para se iniciar na filmografia do cineasta e acompanhar uma análise dos temas recorrentemente abordados por ele, além de bom preparatório para adentrar nos três outros títulos da coleção.

 

 

No segundo DVD, temos Renegados Até a Última Rajada (ThievesLikeUs, 1974), filme de gângster baseado no mesmo romance que deu origem a Amarga Esperança (They Live by Night, 1948), de Nicholas Ray. O romance policial segue a tradição dos filmes de roubo da velha Hollywood ao mesmo tempo em que atualiza esse cenário para a década de 1970 com a vertente de um roadmovie, traçando um panorama da juventude transviada que vagava a esmo e sem perspectivas em uma terra de ninguém, como era a América da época aos olhos de Altman. A trilha sonora composta exclusivamente de sons incidentais captados em rádios é o toque de midas da produção. O Perigoso Adeus (The LongGoodbye, 1973), segundo título do DVD, é um neo-noir baseado em um romance de Raymond Chandler. Mais que uma releitura das obra do escritor, esse filme é uma brincadeira subversiva com o gênero, revertendo a raiz ambígua e crítica dos antigos filmes noir para uma atual e contundente afronta à sociedade americana, fria e egoísta.

 

 

Se ver Altman brincando com o noir em uma obra-prima como O Perigoso Adeus, em alta qualidade, já é um sonho realizado, o outro lançamento da Versátil para esse mês arrebata qualquer coração cinéfilo. Filme Noir 3 é a terceira parte de uma linda coleção de clássicos do noir, e segue a tradição de mesclar títulos mais famosos com outros menos conhecidos. Enquanto os consagrados O Segredo das Joias (The AsphaltJungle, 1950) e Sombras do Mal (Night andthe City, 1950), de John Huston e Jules Dassim, respectivamente, ganham inéditas versões restauradas, outros trabalhos seminais de diretores como Raoul Walsh, Jacques Tourneur, Robert Montgomery e Anthony Mann são privilegiados por edições cheias de extras. Um Preço a Cada Crime (The Enforcer, 1951), A Maleta Fatídica (Nightfall, 1957), Do Lodo Brotou uma Flor (Ride the Pink Horse, 1947) e Mercado Humano (BorderIncident, 1949) completam a seleção. Para quem ainda não conhece, a primeira e a segunda parte da coleção também contém títulos de ouro.

 

 

Robert Altman e o filme noir são destaques para o mês de Julho no mercado de home vídeo brasileiro, e para os colecionadores vale a pena lembrar também do lançamento da obra-prima de Abel Ferrara, Vício Frenético (BadLieutenant, 1992), um dos mais polêmicos e chocantes filmes dos anos 1990, além de título muito querido entre equipe e leitores do Cineplayers. Fica a recomendação e até o próximo mês!

 

Comentários (7)

Leandro Nogueira | quinta-feira, 30 de Julho de 2015 - 21:32

"O Perigoso Adeus (The LongGoodbye, 1973) (...) é um neo-noir baseado no mesmo romance de Raymond Chandler que deu origem à obra-prima de Howard Hawks À Beira do Abismo (The Big Sleep, 1946)" está equivocado. Cada um dos filmes é baseado em um romance diferente (e homônomo) de Raymond Chandler, ambos protagonizados por Philip Marlowe.

André Policarpo | sexta-feira, 31 de Julho de 2015 - 07:33

Belo box em!! Só de ter " Persona - Quando Duas Mulheres Pecam" já vale comprar! Ainda quero muito ver "Vício Frenético", infelizmente ainda não vi.

Nilmar Souza | sexta-feira, 31 de Julho de 2015 - 16:13

Não tem Persona não doido.

Tá viajando aí.

Rodrigo Giulianno | sexta-feira, 31 de Julho de 2015 - 16:55

Muita erva estragada...hei o André viajou..rss

O Leandro está correto. O remake do “À Beira do abismo” é “A Arte de Matar” de 1978, dirigido pelo Michael Winner, com Robert Mitchum e James Stewart.

No dvd de À Beira do abismo ( box Howard Hawks) tem as duas versões do original + o remake.

O Perigoso Adeus é outro romance com o personagem Philip Marlowe.

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