Saltar para o conteúdo

Artigos

Coleção Ernst Lubitsch


Os fãs das comédias românticas clássicas da Velha Hollywood com certeza têm um lugar especial guardado no coração para Ernst Lubitsch, diretor alemão que foi para os EUA e fez história com o gênero, trazendo uma dinâmica única que até hoje é influente no cinema, sendo também o tutor de ninguém menos que Billy Wilder. A Obras-Primas do Cinema lança esse mês uma coleção com quatro filmes do mestre em Ernst Lubitsch, que começam lá na fase alemã até a consagração com os filmes mais aclamados em solo americano. Quatro cards com a arte dos pôsteres originais acompanham o box, assim como mais de uma hora de conteúdo extra. 

No primeiro disco, Sócios do Amor (Design for Living, 1933) abre a coleção como uma das comédias mais ousadas dos anos 1930, tratando de um triângulo amoroso entre dois homens e uma mulher. Momentos antes do código Hays começar a vigorar, o filme surpreendeu o público por tratar de forma bem aberta uma relação não convencional através da dinâmica da screwball comedy/comédia maluca. Já Ladrão de Alcova (Trouble in Paradise, 1932), segundo filme do disco, Lubitsch estabelece todas as bases e fundações da comédia romântica moderna, com o casal que se completa e se repele na mesma medida, e com o tempero de uma trama de assaltos e roubos na high society americana. Aqui Lubitsch caminha o tempo todo no limite do vulgar, sempre trabalhando na base das insinuações e duplos sentidos que tanto afiavam os diálogos dos filmes da Velha Hollywood. Nos extras, uma introdução de 10 minutos para se preparar antes de ver o filme. 

Em A Oitava Esposa do Barba Azul (Bluebeard’s Eighth Wife, 1938), primeiro filme do segundo disco, Lubitsch trabalha apenas com nomes lendários: Claudette Colbert e Gary Cooper nos papéis principais, Charles Brackett e Billy Wilder no roteiro. A trama assume uma liberdade incontrolável e vai se enveredando por um lado cada vez mais insano, absurdo e cômico, no qual Lubitsch questiona o papel de herói masculino diante de uma protagonista feminina implacável, desconstruindo o papel de galã de Cooper e extraindo o lado mais versátil do ator. Título mais raro da coleção, Madame DuBarry (idem, 1919), é uma rara oportunidade de conferir um filme da fase alemã do diretor, assim como conferir sua desenvoltura no terreno dramático e sem os aparatos cômicos que ele tanto dominou em sua posterior fase americana. 

Nos extras, a oportunidade de conferir Als Ich Tot War, o primeiro filme a ser resgatado da filmografia alemã de Lubitsch, que se perdeu em parte com a mudança do diretor para os Estados Unidos. The Clerk, estrelado por Charles Laughton, é um curta cômico de 2 minutos que também pode ser conferido no conteúdo adicional da coleção. Nunca antes Ernst Lubitsch ganhou tamanho capricho e atenção no mercado de home vídeo brasileiro, então vale muito a pena conhecer em qualidade restaurada alguns títulos de um dos maiores e mais subestimados mestres do cinema. 

Comentários (1)

Conde Fouá Anderaos | sexta-feira, 27 de Julho de 2018 - 12:56

Gênio absoluto com carta branca para realizar o que quisesse nos EUA.

Faça login para comentar.