Saltar para o conteúdo

Artigos

7+ | Marlon Brando

Tendo lugar garantido em praticamente todas as listas de grandes atores da história do cinema, Marlon Brando é ao lado de Marilyn Monroe e Charles Chaplin um dos poucos atores profissionais considerados pela TIME na lista de 100 pessoas mais importantes do século XX. Considerado uma figura difícil de se trabalhar, explosivo e intenso, colecionou polêmicas por toda a sua vitoriosa carreira.
De bad boy e sex symbol a ativista pelos direitos civis dos negros e pela defesa dos povos indígenas norte-americanos, sua vida é tão versátil quanto sua carreira: um dos grandes alunos de Stella Adler, uma das grandes responsáveis por trazer o Método Stanislávski aos Estados Unidos, chamou imensa atenção no teatro à época, o que acabou levando-o ao cinema.
Consagrando um estilo realista de atuação, baseado na pesquisa emocional, na verdade interior e na psicologia da ação em cena, Marlon Brando é a inspiração de gerações de atores. Se não é o grande ator da história do cinema (isso é um tanto subjetivo), pode-se afirmar que ao menos é o mais célebre e influente, ainda hoje imensamente adorado e cultuado. 
07. Marco Antônio em Júlio César (Joseph L. Mankiewicz, 1953)
06. Emiliano Zapata em Viva Zapata! (Elia Kazan, 1952)
05. Rio em A Face Oculta (Marlon Brando, 1961)
04. Terry Malloy em Sindicato de Ladrões (Elia Kazan, 1954) 
03. Stanley Kowalski em Um Bonde Chamado Desejo (Elia Kazan, 1951) 
02. Coronel Walter Kurtz em Apocalypse Now (Francis Ford Coppola, 1979)
01. Don Vito Corleone em O Poderoso Chefão (Francis Ford Coppola, 1972)

Comentários (10)

Bruno Kühl | segunda-feira, 09 de Janeiro de 2017 - 22:41

Me perguntei o porque da atuação do Brando em Sindicato de Ladrões estar em quarto lugar, já que é simplesmente fodástica, e aí vem os três primeiros e me conformo. Grande Brando!

Faça login para comentar.