Existem três tipos de pessoas: as ovelhas, os lobos, e os cães de guarda; ou melhor, os fracos que precisam ser defendidos, os maus, e os justos defensores dos fracos. Através desses valores a família de Chris Kyle, protagonista da história, cria um senso de justiça baseado na reação -leia-se 'reação violenta'- na mente de seus jovens filhos.
O filme acompanha Kyle em sua relação com a guerra e família. Longe de ser aquele garoto que sonha em ser policial ou o patriota absoluto, o rapaz torna-se um caubói de rodeios. Interessante como o todo o patriotismo de Kyle parece surgir simplesmente da vontade de se tornar alguém maior, talvez por precisar de objetivos maiores após ganhar rodeios e perceber não ter alcançado a glória que deseja.
O filme utiliza bem as caracterizações propostas desde o começo, mostrando Chris acreditando estar defendendo seus parceiros, nunca se vendo como um matador, sem perceber a linha tenue entre o lobo e cão de guarda- bem explorada na construção de um inimigo que é a versão iraquiana do famoso sniper. Mas falha em retratá-lo como um homem perturbado, insistindo em falas repetitivas da esposa sobre como Kyle nao voltou pra casa, ctrl c/ ctrl v. Além de falhar em criar elementos de surpresa na narrativa - como quando um companheiro começa a falar do anel de noivado da esposa somente para que exista um fundo dramático antes que ele tome um tiro.
Eastwood se mostra eficaz em cenas que acompanham os soldados invadindo as casas de forma quase claustrofóbica, mas não tao eficaz ao deixar seus personagens expostos - lembro da cena no morro em Além da Linha Vermelha, onde a sensação de fatalidade era intensa aos soldados serem alvejados por inimigos invisiveis- sensação não presenciada em nenhum momento desse filme.
Mas provavelmente a maior falha do filme seja sua apressada conclusão, tentando enxutamente mostrar o soldado como um homem mudado; e apresentando créditos finais que praticamente louvam um homem responsável pela morte de outros 160. Eastwood pareceu se esquecer da capacidade de impacto de um bom terceiro ato.
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