As adaptações literárias estão invadindo as telas do cinema todos os anos. E isso é bom, visto que o universo dos livros é fantástico e perfeito para se transformar em película, mas o problema é que, ultimamente, poucos valem o ingresso.
"Crepúsculo" é mais um dos best sellers que são adaptados para o cinema, ou melhor, ele não é qualquer best seller, ele é comparado ao fenômeno "Harry Potter", pois superou a marca de 25 milhões e com expectativa de vender mais após o filme ser lançado. Porém a comparação é esdrúxula, visto que as histórias são de universos muito diferentes e “Crepúsculo” ainda está muito longe de alcançar "Harry Potter" em números.
Bella (Kristen Stewart) decide mudar-se para a pequena cidade de Forks, para morar com seu pai. Quando ela chega em sua nova escola, apaixona-se por Edward (Robert Pattinson). Ela descobre que seu novo amor é, na verdade, um vampiro.
A principal questão sobre "Crepúsculo" é porque o livro fez tanto sucesso? Sinceramente, não sei responder, pois após ler o livro fiquei com a ligeira impressão de ter lido uma história de amor sem nada de original. Não posso dizer que o livro é ruim; é bom até. Mas passa longe de muitos best sellers da década. A resposta pode ser que o público tenha ficado menos exigente (bem menos exigente).
Depois de tanto inexplicável sucesso, "Crepúsculo" foi adaptado para o cinema, e aí a coisa piorou de vez. O filme tem tantos erros que é difícil enumerar. Mas o primeiro e mais graves de todos são os efeitos especiais, que beiram ao ridículo e o ultrapassa em alguns momentos, o que se torna patético para um estilo de filme que exige um bom trabalho nesse quisito.
Para quem leu "Crepúsculo” é nítido que não é um livro difícil de se adaptar, ou melhor, aproveitando um pouco das comparações com “Harry Potter, não exige o mesmo grau de dificuldade da série de J.K. Rowling, mas a roteirista conseguiu mesmo assim levar para as telonas as piores cenas.
O elenco é bom, o casal principal tem muita química, talvez o único ponto a favor do filme, porém devo ressaltar que Kristen Stewart foi mal na sua interpretação, ela não chega nem perto da personagem Bella Swan, e isso decepciona, visto que grandes nomem acham que ela é uma atriz promissora. O destaque positivo é Robert Pattinson, que vai muito bem e consegue passar todos os sentimentos e expressões de Edward Cullen, apesar de fisicamente não ser ideal para o papel.
"Crepúsculo" foi um filme precipitado, mal produzido, mal adaptado, que não é digno de ser comparado nem aos fracos filmes de "Harry Potter", e em minha humilde opinião, muito menos aos ótimos livros da série. Ou seja, "Crepúsculo ainda vai ter que melhorar muito para ser considerado uma adaptação literária. Espera-se que Chris Weitz (A Bússola de Ouro) consiga fazer um trabalho melhor do que foi feito neste 1º filme da saga de” Crepúsculo“ e o diretor faça melhor do que fez em seu último filme, pois "A Bússola de Ouro" apesar de visualmente lindo e com efeitos especiais de tirar o fôlego é terrivelmente entediante e descartável.
A série de Stefanie Meyer tem tudo para fazer sucesso e até já faz, pois é simples e tem um amor impossível, o que é bem atraente para a maioria de seu público alvo, porém mesmo que a história não exija tanto sacrifico para ser transportada para o cinema, o mínimo quer o filme dever fazer é ser melhor produzido, pois o cinema não é só composto por adolescentes que gostam de ver um casal bonitinho enfrentar barreiras para ficar juntos e depois serem felizes para sempre, no caso de "Crepúsculo", literalmente.
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário