Saltar para o conteúdo

Perfis

Foto de Robert Wise

Robert Wise

Idade
91 anos
Nascimento
10/09/1914
Falecimento
14/09/2005
País de nascimento
Estados Unidos
Local de nascimento
Winchester, Indiana

Dono de algumas obras-primas mas geralmente subestimado: um dos grandes diretores que Hollywood já teve.

Seu talento nunca foi muito reconhecido pelos críticos. Apesar das premiações da Academia, eles sempre torciam o nariz ao ouvir seu nome e se recusavam e colocá-lo entre os grandes do cinema, ao lado, por exemplo, de um John Ford, Alfred Hitchcock ou Billy Wilder. Mas se a filmografia de Robert Wise realmente não se compara com a destes mestres, sua importância para a sétima arte é inegável. O cineasta, produtor e montador, talvez um dos últimos profissionais da era de ouro de Hollywood, morreu em setembro de 2005 em Los Angeles, aos 91 anos, de insuficiência cardíaca.

Wise talvez seja mais lembrado por ser o homem que, supostamente, teria retalhado, na sala de montagem, o filme Soberba (The Magnificent Ambersons, 1942), de Orson Welles, enquanto este se esbaldava em noites de orgia no Copabacana Palace, no Rio de Janeiro, e filmagens de jangadeiro no Ceará. Welles nunca o perdoou pelo feito e sempre rejeitou a versão oficialmente lançada nos cinemas. Fica difícil saber o quanto disso é lenda ou verdade (ainda mais considerando que o Orson Welles está envolvido na história). O fato é que Soberba, não obstante ser um grande filme, realmente passa a impressão de ser uma obra pela metade, com um enorme potencial nas mãos, não aproveitado na íntegra. Para comparar, basta rever Cidadão Kane, também editado por Wise, mas supervisionado por Welles.

Atrás das câmeras, pode-se achar que, quanto à forma, Wise talvez tenha sido nada mais do que um mero acadêmico. Mas no quesito conteúdo, não há como discutir que seus filmes sempre trouxeram questões interessantes para o debate. Navegando com facilidade pela ficção científica, realizou obras importantes como o hoje clássico e cada vez mais atual (não tantos nos efeitos, mas na temática) O Dia em Que a Terra Parou (The Day the Earth Stood Still, 1951), O Enigma de Andrômeda (The Andromeda Strain, 1971) e Jornadas nas Estrelas - O Filme (Star Trek: The Motion Picture, 1979).

Oficialmente, sua carreira como diretor começou em 1944, com A Maldição do Sangue de Pantera (The Curse of the Cat People), um dos capítulos da clássica série de suspenses psicológicos produzidos por Val Lewton, onde o terror era mais sugerido - e por isso mesmo mais efetivo - do que explícito. Ao longo da sua vida, voltou ao suspense outras vezes, como em 1945, com O Túmulo Vazio (The Body Snatcher), com Boris Karloff, em 1963, com Desafio ao Além (The Haunting), posteriormente refilmado de forma patética por Jan De Bont, sob o título A Casa Amaldiçoada, e em 1977, com As Duas Vidas Audrey Rose (Audrey Rose), com Anthony Hopkins.

Dois de seus melhores filmes tratam de um dos temas mais caros ao cinema americano: o pugilismo como metáfora para a segunda chance, a retomada e o ressurgimento dos derrotados. São eles, Punhos de Campeão (The Set-Up, 1949), com Robert Ryan, e Marcado Pela Sarjeta (Somebody Up There Likes Me, 1956), com uma estrela nascente chamada Paul Newman, num papel inicialmente previsto para James Dean.

Apesar de todas estas produções e mesmo não estando no mesmo nível dos especialistas do gênero como Vincente Minnelli, Charles Walters, George Sidney e Stanley Donen, Robert Wise sempre será lembrado pelos dois musicais que realizou na primeira metade da década de 1960. O primeiro deles, Amor, Sublime Amor (West Side Story, 1961), co-dirigido por Jerome Robbins, adaptação da peça clássica de Leonard Bernstein, que transpõe a história de Romeu e Julieta para os subúrbios de Nova Iorque é, na minha humilde opinião, o melhor musical da história do cinema e um dos melhores filmes de todos os tempos. Um show de coreografia, composição de luz e de enquadramento. Com justiça, levou praticamente todos os Oscar daquele ano. O segundo, A Noviça Rebelde (The Sound of Music, 1965), é mais popular mas não por isso de menor qualidade. A história da família Von Trapp, educada pela sublime Julie Andrews, durante o surgimento do nazismo na Europa, faz parte do imaginário de todos aqueles que curtem cinema, até mesmo dos que não apreciam musicais.

Robert Wise ganhou quatro Oscars (produção e direção por Amor, Sublime Amor e A Noviça Rebelde), e foi indicado outras três vezes: pela montagem de Cidadão Kane, direção de Quero Viver! (I Want to Live!, 1958), filme estrelado por Susan Hayward sobre o tema da pena de morte, e pela produção de O Canhoneiro do Yang Tsé (The Sand Pebbles, 1966), fita recém lançada em DVD no Brasil , com Steve McQueen no papel principal. Em 1988, Wise ganhou também o Directors Guild Award, reconhecimento maior do sindicato dos diretores.

Confira abaixo a filmografia completa de Robert Wise:

1944 - A Maldição do Sangue de Pantera (The Curse of Cat People);

1944 - Mademoiselle Fifi (Idem);

1945 - O Túmulo Vazio (The Body Snatcher);

1946 - A Fera Humana (A Game of Death);

1946 - Absolvida (Criminal Court);

1947 - Nascido Para Matar (Born to Kill);

1948 - Sangue na Lua (Blood on the Moon);

1949 - Punhos de Campeão (The Set-Up);

1950 - Os Três Segredos (The Three Secrets);

1950 - Entre Dois Juramentos (Two Flags West);

1951 - Terrível Suspeita (The House on Telegraph Hill);

1952 - Cidade Cativa (The Captive City);

1952 - Prisioneiros da Mongólia (Destination Gobi);

1953 - Ratos do Deserto (The Desert Rats);

1954 - Um Homem e Dez Destinos (Executive Suite);

1955 - Helena de Tróia (Helen of Troy);

1955 - Tributo a um Homem Mau (Tribute to a Bad Man);

1956 - Marcado Pela Sarjeta (Somebody up There Likes Me);

1957 - Famintas de Amor (Until They Sail);

1957 - Esta Noite ou Nunca (This Could Be the Night);

1958 - O Mar é Nosso Túmulo (Run Silent, Run Deep);

1958 - Quero Viver! (I Want to Live!);

1959 - Homens em Fúria (Odds Against Tomorrow);

1961 - Amor, Sublime Amor (West Side Story);

1962 - Dois na Gangorra (Two for the Seesaw);

1963 - Desafio ao Além (The Haunting);

1965 - A Noviça Rebelde (The Sound of Music);

1966 - O Canhoneiro do Yang-Tsé (The Sand Pebbles);

1968 - A Estrela (Star!);

1970 - O Enigma de Andrômeda (The Andromeda Strain);

1973 - Amor Sem Promessas (Two People);

1975 - O Dirigível Hindenburgh (The Hinderburgh);

1977 - As Duas Vidas de Audrey Rose (Audrey Rose);

1979 - Jornadas nas Estrelas, o Filme (Star Trek:The Motion Picture);

1989 - Nos Telhados de Nova Iorque (Rooftops).