- Direção
- Francis Ford Coppola
- Roteiro:
- Francis Ford Coppola (roteiro), Mario Puzo (romance e roteiro)
- Gênero:
- Drama, Policial
- Origem:
- Estados Unidos
- Estreia:
- 31/12/1969
- Duração:
- 175 minutos
- Prêmios:
- 45° Oscar - 1973, 30° Globo de Ouro - 1973
Em 1945, Don Corleone (Marlon Brando) é o chefe de uma mafiosa família italiana de Nova York. Ele costuma apadrinhar várias pessoas, realizando importantes favores para elas, em troca de favores futuros. Com a chegada das drogas, as famílias começam uma disputa pelo promissor mercado. Quando Corleone se recusa a facilitar a entrada dos narcóticos na cidade, não oferecendo ajuda política e policial, sua família começa a sofrer atentados para que mudem de posição. É nessa complicada época que Michael (Al Pacino), um herói de guerra nunca envolvido nos negócios da família, vê a necessidade de proteger o seu pai e tudo o que ele construiu ao longo dos anos.
Compartilhe
Elenco
- Marlon Brando
- Don Vito Corleone
- Al Pacino
- Michael Corleone
- James Caan
- Santino 'Sonny' Corleone
- Richard S. Castellano
- Pete Clemenza
- Robert Duvall
- Tom Hagen
- Sterling Hayden
- Capitão Mark McCluskey
- John Marley
- Jack Woltz
- Richard Conte
- Don Barzini
- Al Lettieri
- Virgil Sollozzo
- Diane Keaton
- Kay Adams
- Abe Vigoda
- Salvatore Tessio
- Talia Shire
- Connie Corleone Rizi
- John Cazale
- Fredo Corleone
- Al Martino
- Johnny Fontane
- Lenny Montana
- Luca Brasi
- Gianni Russo
- Carlo Rizzi
- Simonetta Stefanelli
- Apollonia
- Alex Rocco
- Moe Greene
- Richard Bright
- Al Neri
- Sofia Coppola
- Michael Francis Rizzi (bebê no batismo)
Comentários (9)
Faça login para comentar.
O sujeito já perde a moral ao elevar Os Normais 2 a um status de quase obra-prima.
É que eu sou burro. Eu tenho a mania de colocar entre os meus filmes preferidos só os filmes de que eu mais gosto. É mole? Quem faz isso? Quem no mundo colocaria no seu top 20 um filme que quase o destruiu de tanto rir ao invés de colocar uma obra-prima, feito O Poderoso Chefão, que quase o fez dormir?
@THIAGO13 também não sou lá muito fã do filme. Mais dar 8,0/10 para minha mãe é uma peça é putz kkkkkkkkkk.
E arranja um argumento por favor xingar um filme de apenas "chato" é argumento de crianças. Pq o filme é ruim? Os atores são ruins? (Marlon Brandon é péssimo?????), A direção é ruim? (Aquela fotografia caprichosa e enquadramentos são ruins?), A trilha sonora não é boa? (Sério?, Então pq tem altas visualizações no YouTube? E poucos deslikes?).
Ou você é criança e/ou adolescente imaturo e quer provar pra todos que é "diferentão" ou só o chato aqui é você que na verdade odeia o cinema. Paz!
Cara, é questão de gosto. Tem nem o que discutir. Agora dizer que é entendedor do assunto pq gosta, por exemplo, de O Poderoso Chefão... kkkk faz-me rir! O que a gente faz aqui não tem lá muita importância. A gente só aprecia uns filmes e deprecia outros. E temos que levar em conta que o julgamento de cada pessoa é algo totalmente subjetivo.
Bem você está em um website de cinema aonde se debate filmes. Quando você critica um filme você deve expor argumento do pq não gostou (furos de roteiro, direção amadora, erros de edição e etc). Se não tem é só dar nota baixa e falar nada se não só passa vergonha (pela falta de argumentos).
Também acho o filme superestimado (dei 6,0/10 no IMDB) mais não dá pra negar que é tudo bem feito: roteiro, direção, fotografia, edição, atuação e trilha sonora bem caprichados.
Não é atoa que é tanto amado e permanece no top 10 do IMDB enquanto outros filmes que acho melhores vivem subindo e descendo.
Melhor argumento para se jogar bomba nestes tipos de filme: o roteiro é desinteressante... é maçante. Quer mais o quê? Não há nada mais importante que o enredo num filme. Não tem fotografia, trilha sonora e atuações certas. Se bem que não vejo nada na trilha sonora desse filme e nem acho a atuação de Marlon Brando tão soberba assim... e, como eu disse, avaliação é algo subjetivo. O fato de o filme ser um porre já é mais que suficiente pra eu tascar uma nota ruim, apesar de ter outras coisas que me desagradam no filme, que não tenho por que expor.
terem** outras coisas...
Maçante? Okay geração ZAP que só quer coisas rapidas. Não há problemas se o filme for lento desde que JUSTIFIQUE a lentidão em várias partes (desenvolvimento de personagens, causar tensão e etc).
Arranje outros argumentos (eficientes) ou só pare de passar vergonha. O único "lento" desnecessáriamente é o segundo e ainda assim é bem feito.
Se não gosta de filmes com mais de 2h é só não ver poha. Filmes com mais de 2h não foram feitos pra você, chore e lide com isso.
Em que momento eu falei da duração do filme?