Eastwood e Cia criam uma obra prima sobre os cursos que a vida dá,sobre os sonhos e sobre o valor do amor e da amizade.Um filme que deve ser obrigatoriamente visto por todos pois traz uma grande lição de vida a nos ensinar.
A maioria de filmes que tem como pano de fundo o boxe são um verdadeiro desafio para aqueles que o comandam.Apos Scorcese e seu Touro Indomavel (obra prima icone do genero)muitos grandes cineeastas tiveram dificuldades em lidar com tal assunto.O que dizer de um filme cujo protagonista é não apenas um boxeador, mas também uma mulher? Talvez por conta disso a maioria das pessoas não tenham dado tanta atenção a Menina De Ouro,um dos trabalhos mais honraveis de Clint Eastwood. Ocorre que o ouro da menina de Eastwood, é de 24 quilates ,ou seja, é ouro puro, de alta qualidade,resultando em um lindo retrato cinematográfico sobre a culpa e amizade,os son hos,enfim um drama humano feito com grande profundidade e delicadeza.
Pra começo de conversa “Menina de Ouro” não e literalmente um filme sobre boxe. Maggie Fitzgerald (Hilary Swank) não é apenas uma aspirante boxeadora, mas uma garçonete caipira cujo sonho é se tornar uma lutadora de grande sucesso.Apos abordar o veterano ex-lutador de boxe e agora treinador, Frankie (Eastwood), ela lhe pergunta quais as chances de ser treinada por ele. “Eu não treino garotas”, responde ele,de maneira fria. Vira as costas, vai embora, e nem pensa mais nisso. Mas Maggie não desiste. Matricula-se até a academia de fundo de quintal erguida por Frankie, paga seis meses adiantados, e começa a esmurrar sacos de areia durante horas a fio(tem ate uma frase engraçada dita por Freeman sobre ela quebrar os pulsos).
Maggie é um exemplo de determinação e de garra que Frankie demora a enxergar, porque está envolvido em problemas com um lutador que pode brigar pelo título mundial. De qualquer forma, o treinador não se sente à vontade com Maggie sob nenhuma circunstância, e tem muitas razões para isso,pois e machista e mantem uma dificil relação com sua filha,que não e explicada no filme,e nem precisa.Não que isso esteja diretamente ligado a relação de Frankie E Maggie,mais o roteiro deixa isso em aberto para que o publico perceba por sua vontade propria,sem nenhum vinculo que explique isso.O mesmo se pode dizer,da sua relação com Scrap (Freeman).
Seguindo o ditado “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”, Maggie insiste tanto que Frankie acaba aceitando treiná-la, com a condição de que ela passe às mãos de um empresário assim que atingir nível profissional, o que ele estima que irá ocorrer em quatro anos. É o início de uma grande amizade, e um dos muitos momentos emocionantes que “Menina de Ouro” oferece. Este é o tipo de filme sobre o qual comentar pouco, o mínimo possível, é algo que favorece o espectador. “Menina de Ouro” segue rumos completamente inesperados, e entrega à platéia lições comoventes sobre determinação, amizade e força de vontade.
O roteiro de Paul Haggis é uma completa mina de ouro. O texto ensina muito ao espectador se recusando, ao mesmo tempo, a entregar esses ensinamentos já mastigados. A hesitação de Frankie em permitir que seus pupilos enfrentem oponentes de grande qualidade, por exemplo, pode ter raiz na amizade duradoura entre o treinador e Scrap (Morgan Freeman), um ex-lutador que cuida da academia e narra o filme.O espectador atento vai traçar tais relações, que revelam muito sobre as personalidade de cada personagem. A trama está cheio desses pequenos detalhes, que enriquecem o enredo, dão profundidade aos personagens e envolvem a platéia de forma ativa na interpretação do longa-metragem. Quantos filmes são capazes de fazer isso?
“Million Dollar Baby ” também é um filme de atores. Hilary Swank, que ganhou o Oscar em 1999,por Meninos não Choram mostra que é uma atriz extraordinária. Observe como sua técnica no boxe melhora, no decorrer das lutas que o longa-metragem mostra. Repare no sotaque caipira perfeito,no olhar determinado, quase sem piscar, que ilustra a força interior da sua personagem. Maggie é uma mulher fascinante, que Clint Eastwood descortina aos poucos e nunca desnuda totalmente. O misterio que o diretor sabe imprimir a seus personagens é simplesmente impecável, perfeito. Não sabemos demais e nem de menos sobre eles. Sabemos na medida exat
Não podemos esquecer principalmente que “Menina de Ouro” é um melodrama assumido. E, por definição, o melodrama é um gênero que trabalha com o exagero de alguns aspectos dramáticos que, dificilmente aconteceriam. “Menina de Ouro” não tenta reproduzir a realidade com rigor. Quer apenas ser bom cinema.
O filme caminha tranqüilo, tem seu próprio ritmo, e uma estrutura narrativa sólida que jamais permite momentos bobos. “Menina de Ouro” exige atenção completa do espectador, pois até mesmo pequenas cenas de transição podem ocultar momentos que vão ter repercussão mais à frente da narrativa. Mas, claro, há as seqüências genuinamente emocionantes. Em determinado momento, após visitar a mãe hostil, Maggie está no carro com Frankie, e se queixa de solidão. “Não tenho ninguém além de você, Frankie”, Maggie se permite dizer. “Você tem a mim. Até que apareça um bom empresário, é claro”, brinca o velho treinador. Este é um diálogo que celebra a verdadeira amizade. Como não se emocionar com essas coisas?
O fato é que “Menina de Ouro” dá seqüência a uma grande fase do Clint Eastwood diretor, uma fase que já nos deu o fabuloso “Sobre Meninos e Lobos”, um dos melhores longas lançados em 2003. Para seu filme sobre boxe, Eastwood também compôs a trilha sonora (discreta e belíssima, toda acústica), produziu e atuou. “Menina de Ouro” acabou saudado pelos críticos dos EUA como o melhor filme de Clint. É difícil afirmar isso com convicção, pois o diretor tem outras grandes obras capazes de rivalizar com este filme ( “Os Imperdoáveis”). Mas não há dúvida de que “Menina de Ouro” é obra de um diretor sensível, um autor genuíno e um dos grandes conhecedores da psique humana a freqüentar Hollywood.
Em uma das cenas finais,onde Frankie se desculpa com Scrap,por te-lo culpado do que aconteceu a Maggie,surge uma frase revela bem a situação vivida.Nesse momento surge uma reflexão que acaba tocando o coração (coisa muita rara nos dias de hoje) e o pensamento do espectador.A de que inumeras pessoas morrem o dia todo em diversos lugares do mundo,mais quantas delas conseguem realizar seus sonhos e serem felizes?? Frankie prorpocionou isso a Maggie de uma maneira ou de outra.E nesse momento que percebemos que a vida e de fato uma caixa de supresas,e que não podemos prever o que ira nos acontecer.Por isso temos que correr atras dos nossos sonhos,com garra e coragem,e indiretamente podemos relacionar isso como um modo de frankie se redimir com sua filha.
Conclusão,Menina de Ouro e muito mais do que melodrama sobre a vida e o destino e uma obra inigualavel,que sem nenhuma duvida e uma das mais importantes e mais comoventes do ultimos anos e que deve ser vista e seguida de exemplo por muitos.Imperdivel
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