Vôo Noturno

(The Night Flier, 1997)

Tabloide imundo dos sanguessugas

Aqui uma fita decente transposta de material original do lendário mestre da literatura de horror Stephen King. Numa visão que propõe o assombro perambular estipulando mais um esquema de funcionalidade do vampirismo. Curtições tanto da mitologia dos chupadores de sangue quanto da literatura de King em seus percalços do gênero e seus personagens adoecendo com direito a uma sugestão podre do poder da escrita jornalística.

Filme avança com calma, horrorificando aos poucos. Esquema tradicional. Personagem avisado pra ter cuidado e a tensão vem a crescer, e claro que o protagonista vai desobedecer. Grosso modo existe um piloto voando por aí com suspeitas de sair estraçalhando e matando geral, e dois jornalistas saem em busca de uma matéria de capa para um tabloide qualquer. A emulação narrativa aqui tem a primazia em imitar a estrutura de um conto de horror propriamente dito, dando descrições e mistério entrecortando com os perseguidores do monstro querendo um lugar ao Sol (que trocadilho escroto) que mantenha/ alavanque suas respectivas carreiras. Por isso a escolha é acertada em manter as aparências nas escondidas, vendendo a mitificação de um suposto destroçador de corpos que vai vender muitos jornais. Nos causando uma vontade de saber como tudo aquilo vai se fechar.

Corroborando a isso temos o trato com as imagens. Material soturno. Que seja levado em consideração o baixo orçamento pra fita televisiva, que se dribla bem nestas questões, principalmente no ótimo trabalho de efeitos práticos da KNB Effects Group de Robert Kurtzman, Greg Nicotero e Howard Berger, onde compõem muito bem o visual macabro de seu vampirão e o esfacelamento carnal que ele causa. Tudo de forma crescente e bem arrumada, encaixando com a proposta de horror homeopático proposto aqui. Com uma sebosidade imunda na qual seu odor quase sai propriamente da tela. A podridão que rivaliza com o trato nada lisonjeiro ao jornalismo pilantro-investigativo.

Marotismo sensacionalista. A dupla de jornalistas trabalha em um folhetim baixo nível carniça. O esquema sujo completo; da invasão às cenas de crimes, o interpelar grosseiro sobre testemunhas e o avacalho da profanação de túmulos. Tudo pela matéria. Há um comentário frontal acerca dos usos e abusos que se cometem na busca da notícia. Quão mais acachapante a matéria, sua metodologia mais escrota deve ser. É um caminho que se trilhado traz alguns louros da suja fama, assim como introjeta um cercamento de absoluta desgraça e solidão naqueles que invocam a imundice. A verdade não existe. Ela é piada. A monstruosidade das tripas e do sangue – e das grandes invenções que abraçam a escrita – interessa pelo quão somos compelidos a buscar expiação do proibido que acalente nossos instintos destrutivos. A aceitação da existência do absurdo como desgraça do cotidiano. Este último que existe para massacrar e que propõe oportunidades para tal. Agarradas mediante o furor pela próxima estória espalhafatosa.

Qual a jornada desse protagonista (bom personagem do Miguel Ferrer)? Punição? De todos os que ele profanou? A trajetória desta figura é regada com o sucesso porcaria, alcoolismo e uma completa falta de humanidade no processo. As pessoas são somente veículos de fala testemunhais para o intento da próxima notícia. Elas não existem mais como seres com desejos e discursos, mas somente como figuras que vão, mesmo a contragosto, participar de um estratagema obtuso e desumanizador em seu processo, porém que se mostra diametralmente humano por sua existência, afinal, é a porra de um ser humano que criara este caminho. Somos canalhas. E o jornalista-mor aqui é a percepção da nossa curiosidade alimentada e, como tal, ela deve ser acrescida daquilo que for possível para que se aumente o tamanho da jarra de sangue que reiteramos em consumir. A princípio, o fato dele se lascar no final é uma punição por conta dos caminhos escolhidos, mas o uso de sua morte para mais uma notícia é a constatação do continuísmo cínico dos nossos tesões. Somos descartáveis e substituíveis. Basta o próximo aventureiro nos aprontar que viramos manchete de sangue.

Ao fim da fita, e no íntimo imundo de cada um, temos aquela sensação agridoce em ver uns vídeos proibidos com violência embutida neles, que sempre vamos negar gostar e veementemente rechaçamos quaisquer possibilidades elogiosas que existam sobre os próprios. Mas as gerações que foram enganadas – e tiveram tesão nisso – por fitas estarrecedoras que prometiam vídeos de morticínios reais que fizeram sucesso (a maioria falsos) nos anos 70,80 e 90 passaram por estas provações, assim como estes mesmos materiais escusos também alimentados foram por jornalecos que inventavam marmotas para a curiosidade mórbida do entretenimento amoral. Vampiros, lobisomens, chupacabras, alienígenas, e os caralhos. Somos compelidos ao brutal esquisito. O século 21 em sua suposta docilização tenta pregar uma ilusão civilizatória de que não somos mais bárbaros a buscarmos a violência como expiação íntima. Porra nenhuma. A violência ainda vende pra cacete (eu compro um bocado). E o seu consumo está solto na era da informação. A membrana do politicamente correto só encheu o saco e permitiu uma reorganização dos setores. Principalmente diante dum processo que existem peças que acreditam em manchetes sensacionalistas político-econômicas e socioculturais que corroborem com seus tesões internos. Até forçam esta conurbação. Quando não se compele o medo de confrontar estes desejos, eles acabam por existir em busca de defesa duma suposta realidade social vivida – a farsa. O abuso da farsa não sai de moda. Gostamos da enganação. As verdades não possuem graça, ou uma estética de violência que agrade. É seca demais. Crua demais. Documental demais. É mais cômodo simplesmente aceitar a marmota de bom grado pelo pertencimento ao grupo e sim, para se acalentar aquele tesão por desgraça que sempre está por ali, mesmo que seja embalsamado de firulas e exageros. Inquieto, adormecido, mas, jamais morto.