Assemelha-se a um filme feito para a televisão.

Suspiro antes de começar a escrever. People – Histórias de Nova York é um dos filmes que ficarão na minha memória por muito tempo. Não por si próprio, mas pelo fato de ter sido uma de minhas primeiras cabines, dessas coisas sentimentais de quem é apegado a sentimentalidades como eu.

Pra começar, fui eu quem fez questão de ir.  Maggie Gyllenhaal (que talvez venha ao Festival) e Olympia Dukakis foram os motivos da minha ida.  Verdade que a sinopse já me avisava: um filme com 5 histórias sobre novaiorquinos que tentam reconstruir suas vidas depois do trágico 11 de setembro. Mas não quis me deixar contaminar de antemão por meus preconceitos políticos, e dei uma chance.

O filme começa com uma vista de Nova York, créditos e uma música de fundo que eu e meu marido logo reconhecemos como familiar. Até agora não lembramos exatamente de que ramo da família veio aquela música, mas o sentimento ainda se mantém.  Logo depois dessa abertura o diretor nos mostra o recorte de um momento de cada personagem, nos apresentando a eles: temos um jovem casal de classe média e seu filho problemático - um garoto que usa uma máscara de gorila e fala com uma luva em forma de monstro (?) -; um casal de várias bodas e sua rotina mecânica, cuja esposa é a senhora Dukakis; uma dupla de guarda-costas de um figurão político de algum país do Oriente Médio, exatamente assim, com informações bem vagas, e sendo eles os encarregados dos momentos de humor; um homem, desses típicos americanos de escritório, e suas conversas com um terapeuta (interpretado pelo protagonista da série Monk,) contratado pela empresa para investigar resquícios psicológicos do 11/09 em seus funcionários; e uma jovem e ambiciosa senhorita - Gyllenhaal -, que parece estar cercada de tudo que precisa (uma bela casa, vestidos de alta costura e um vaidoso marido), e que canaliza todas as suas energias lutando arduamente para desbancar sua principal rival num ramo comercial dos mais esdrúxulos: designers de Bolos (??).

Bem, as ações se desenrolam e vemos o dia-a-dia dos personagens, suas pequenas vitórias e derrotas, suas maneiras de encarar a vida. Engraçado que, em todos os 5 conflitos descritos é fácil identificar o personagem ‘desajustado’, aquele que, mesmo sem saber, está somatizando esse clima de desarranjo moral e psicológico que muitos filmes e livros tem tentado mostrar a respeito dos americanos – principalmente os novaiorquinos – após a tragédia do WTC. De mau gosto são as várias cenas nas quais um avião rasga ao fundo e ouve-se aquele barulho das turbinas, numa alusão a tensão que devia existir alguns meses depois do ocorrido (o filme se passa no ano de 2002 da era judaico-cristã).

Algumas cenas merecem destaque negativo: o ápice do conflito entre o casal de senhores, quando Olympia Dukakis parte pra cima do marido e vemos uns cortes secos e uma ação que pareceu mal ensaiada; o outro ápice, este, do conflito interno vivido pela personagem de Maggie Gyllehaal, que depois de um filme inteiro mostrando-se sólida e a-sentimental, desmancha-se ao ouvir uma garotinha cantando umas metáforas entre amor e sorvete; assim como o sumiço inexplicado do filho-problema, sendo este casal os personagens que comemoram com mais bom gosto o aniversário da tragédia norte-americana e a liberdade do peso de ter que educar uma criança.

De acordo com minha pesquisa, Dany Leiner já dirigiu episódios de várias séries de tv, como Os Sopranos e Gilmore Girls, o que me fez confirmar uma impressão: seus cortes parecem tão drásticos quanto os feitos pelos editores da Sessão da Tarde. Além do que, a profundidade do roteiro parece ter sido moldada pelo senso comum de que apenas mentes frágeis são consumidoras de sessões vespertinas de filmes na televisão. O timing de Leiner é televisivo. Quem sabe, tentando mais um pouco, ele comece a acertar.