"Falcão O Campeão dos Campeões", lançado em 13 de Fevereiro de 1987, tornou-se um dos filmes mais queridos de Sylvester Stallone, principalmente aqui no Brasil. Apesar de não conter uma trama consistente ou original, consegue captar a atenção do público com um clima atraente, instaurado através de lindas paisagens, diálogos bem escritos, trilhas belissimas, além claro de todo o carisma do ator principal, que sem dúvida alguma, emplacou grandes sucessos de massa nos anos 80.
Muitos não gostam dos filmes de Stallone, porém devem admitir que o mesmo conhece a 'linguagem' do povão. A prova disto são seus filmes nos anos 80, onde seus personagens são munidos por apelos emotivos, que realmente conquistam o público. Este filme está longe de ser o melhor do ator, porém ainda trasmite uma boa energia, que de alguma forma, pega seu público. Muitos outros afirmam que o ator não possui expressões convincentes para ser ator. Como podem afirmarem isto? Será que não assistiram "Rocky Um Lutador"? Stallone protagonizou grandes filmes nos anos 80, onde o mesmo utilizava até o fim o poder cinematográfico extravagante daquela década, onde o público queria ver nas telas um herói, quase imortal, que enfrenta seus maiores inimigos e desafios com garra e superação, que ao final o mesmo se sagraria vitorioso!
Hoje, como todos sabemos, a realidade cinematográfica é outra completamente. Stallone amargou filmes rísiveis na década de 90. Antigamente, um homem era considerado ídolo da massa, ou herói cinematográfico de maneira fácil, se comparado a hoje, onde ao realizar um filme com estes elementos, primeiramente o diretor deve-se assegurar de injetar inúmeras dificuldades ao longo do percurso do protagonista. Até mesmo os vilões de hoje são estruturados de forma igual, ou até melhor que o herói. Antigamente não...O herói era aquele homem acima de todos, durão, e o vilão sempre era carregado com os mesmos elementos, todos eram maus de uma forma quase inexplicável, nunca tendo suas personalidades aprofundadas.
Voltando ao longa, este exemplar possui mais pontos positivos do que negativos. Os positivos com certeza estão ligados com o belo roteiro escrito por Stallone e Silliphant.
Ao longo da projeção, o público acompanha o duro trabalho de Lincoln Falcão para conquistar seu filho, Michael (David Mendenhall). A trama principal envolve ambos, onde se é intercalados com sub-tramas das lutas de queda-de-braço, a insistência do avô de Michael em afastá-lo de seu pai, bem como envolvendo a ex-esposa do caminhoneiro. É sabido que estas sub-tramas são fracas e pouco desenvolvidas, tornando-as menos interessante.
O roteiro não desenvolve a relação de Falcão com sua ex-esposa, ou ao menos nos explica um pouco do que aconteceu, muito menos nos convence de que, as atitudes do avô de Michael são corretas, onde o mesmo vê em Falcão um inimigo mortal. Tudo é bastante certinho, em seus lugares. Os inimigos são todos da mesma forma, falam de mais, a maioria besteira, são arrogantes e irritantes, e estão apenas à 'espera' de serem derrotados pelo protagonista. Apesar de todas as falhas, Stallone deixa o longa interessante, o deixa mais palpável, mais próximo do público, como o faz na maioria dos longas que protagonizou na década de 80.
Não sei agora, mas na década de 80, Stallone era muito mais que um ator fortão e de filmes de ação. Seus personagens carregavam consigo emoção. Seu olhar triste, suas falas lentas, e outros elementos deixavam seus filmes atrentes. Claro que os mais exigentes não encontrariam o que queriam assistindo a um filme do ator, muito menos se este for da década de 80. Seus filmes tinham praticamente a mesma estrutura toda vez. O herói SEMPRE era incompreendido, onde ia mudando este status ao longo do filme, com suas ações e suas relações, revelando um ser humano doce por trás dos musculos de um homem mal encarado.
A produção do longa ficou a cargo de Yoram Globus e Menahem Golan, conhecidos mundialmente por financiarem filmes bombas (Na lista pode ser encontrado muitos longas de Chucky Norris, além do quarto capítulo da Saga do Homem de Aço). A fotografia é linda, com um clima atraente e objetivo em suas intenções. O auxilio de uma trilha sonora emotiva contribuiu ainda mais para deixar o longa melhor. Kenny Loggins e sua canção "Meet Me Half Way" é um dos pontos altos ao longo da projeção. As interpretações são todas medianas, leia-se caricatas e rasas para os 'vilões' da trama. O foco do público deve-se direcionar para a relação de pai e filho, e o desenvolvimento da mesma, interessante a quase todo momento, mesmo quando torna-se um pouco rápida, ou em alguns momentos ser previsível.
Os confrontos de Queda-de Braço, no arco final do longa são todas desprovidas de emoção, tendo em vista uma rápida abordagem das mesmas, bem como uma mudança de foco repentina na trama, que deixa o desenvolvimento da relação de pai e filho para abordar os confrontos. Apenas a última luta de Falcão é forte e expressiva, onde é decisiva e interessante. A nenhum instante o público acredita que o herói vá perder, mas pelo fato das tramas da maioria dos filmes de ação dos anos 80 tratarem os inimigos de uma mesma forma, com as mesmas caracteristicas irritantes, o duelo torna-se heróico e decisivo.
"Falcão O Campeão dos Campeões" é um dos filmes mais lembrados de Stallone, junto com seus outros personagens famosos, como Rocky, Rambo e Cobra. O filme deve ser assitido de forma pouco exigente (marca registrada destes filmes-pipoca dos anos 80), e não deve ser compreendido, mas sim sentido. Estes filmes são munidos de emoção e energia, onde as explicações em sua maioria são dispensáveis, ou deixadas em segundo plano. As tramas são fracas, o contexto pior ainda, mas o que vale mesmo é o sentimento de adrenalina, emoção e o poder que estes filmes trazem consigo. Não é a toa que estes filmes chatos e previsíveis da década de 80 se tornaram 'clássicos' para uma geração saudosista. O longa arrecadou pouco mais de R$ 16 milhões em solo americano.
Pô Daniel 8,5 é sacanagem hein? Fala q tu deu essa nota por ser fã do Sly né? 😁
A minha é 7,5 e não acho um absurdo o 8,0. Os filmes oitentistas tem essa peculiaridade: às vezes, eram horrorosos e ao mesmo tempo sensacionais. O que dizer de Tango & Cash?
Minha nota é 7,0 tbm, marcou minha infância, to enchendo o saco, mas não sei, tenho que revê-lo...
Meet Me Half Way ♫